A credibilidade no governador Roberto Requião, que tem tratado com seriedade a administração pública do Estado, foi fator preponderante para o crescimento das reclamações da população, na opinião do ouvidor das Polícias do Paraná, Luiz Bordenowski. Segundo ele, o setor registrou, nos quatro meses deste ano, 530 atendimentos, contra 364 realizados no mesmo período do ano passado.
Porém, houve diminuição do número de denúncias de atos criminosos (extorsão, concussão, entre outros) contra servidores públicos. “Os números demonstram que cresceu a confiança da população no Governo do Estado, o que tem estimulado as pessoas a reclamar da qualidade dos serviços prestados”, comentou. Bordenowski lembrou que durante o Fórum de Ouvidores, realizado no último dia 20, em Brasília, o trabalho realizado no Paraná foi elogiado e citado como referência nacional. De acordo com o ouvidor, a postura firme do governador Roberto Requião no combate ao crime e à corrupção tem intimidado e inibido esses tipos de atos criminosos e, por esta razão, as pessoas se sentem entusiasmadas a reclamar.
Atendimento – Bordenowski explicou que os quatro atendentes da Ouvidoria recebem cerca de 20 ligações diárias e, na maioria dos casos, as pessoas pedem orientações em diversos procedimentos, até mesmo quando o assunto não é da alçada das polícias, mas sim da Prefeitura ou da Polícia Federal. “Não deixamos ninguém sem resposta e procuramos resolver a questão, se possível na hora, já que às vezes o problema pode ser solucionado apenas com um telefonema. Também pudemos perceber que a comunidade tem atuado como fiscalizadora da atuação das polícias”, disse. Algumas deficiências constatadas pelos reclamantes acontecem por falta de equipamentos e de pessoal, segundo Bordenowski. “Isso se dá em razão da falta de atenção do governo anterior para a área de Segurança. Porém, aos poucos essas deficiências serão sanadas”, avaliou.
Resultado – Entre os muitos casos atendidos na Ouvidoria, Bordenowski lembrou do caso do mecânico Carlos Ribeiro Moraes que denunciou policiais da Delegacia de Furtos e Roubos por crime de tortura, no dia 06 de fevereiro deste ano. O ouvidor citou esse situação como exemplo, uma vez que o assunto ganhou destaque na imprensa e recordou que, inclusive, o governador Roberto Requião, na época, telefonou para o mecânico depois de receber uma cópia do depoimento prestado na Corregedoria de Polícia Civil, determinando, em seguida “medidas enérgicas” com relação à denúncia e “tolerância zero” para a brutalidade policial. “O desfecho desse caso foi o afastamento imediato do delegado Hormínio de Paula Lima Neto e do investigador Paulo Roberto Serafim, além da identificação de outros dois policiais acusados de envolvimento no episódio”, recordou.
Instalada na Rua José Loureiro, 376, 3.º andar, a Ouvidoria das Polícias atende a população paranaense em horário comercial, pessoalmente, pelos telefones 200-1717 e 0800-410090 (ligações gratuitas) ou por e-mail, no endereço ouvipol@pr.gov.br. A Ouvidoria é um órgão fiscalizador das Polícias Civil e Militar e está ligada diretamente à Secretaria de Estado da Segurança Pública. O ouvidor adiantou que, agora trabalhando integrada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, em Brasília, a Ouvidoria terá serviços de fiscalização melhorados. “Isso vai contribuir para que as Polícias Civil e Militar atendam com mais rapidez e eficiência o contribuinte”.