A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral começou, nesta semana, visitas a representantes da Rede de Ouvidores existente no Estado, os chamados Ouvidores da Casa. São eles que auxiliam no encaminhamento das solicitações, reclamações e denúncias feitas pela população na Ouvidoria Geral, tornado mais ágil o trabalho cotidiano. O primeiro órgão escolhido para ser visitado foi a ParanáPrevidência.
“A iniciativa faz parte da política da Secretaria, de estar constantemente em busca de aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos”, destacou o secretário Luiz Carlos Delazari. O objetivo das visitas também é fortalecer o relacionamento com os ouvidores e trocar experiências. De acordo com o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, outra meta é reunir as principais dúvidas dos ouvidores para que os tópicos sejam discutidos no encontro com a Rede de Ouvidores, programado para o próximo ano.
Durante a visita à ParanáPrevidência, o coordenador e a gerente de atendimento da Secretaria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, conversaram com o ouvidor do órgão, Rubens Artur Hering, e com o servidor Eonio Andrade Cunha. Eles adiantaram que, em breve, a instituição também deverá utilizar o sistema OUV, software livre usado na Secretaria Especial para o encaminhamento das mensagens dos cidadãos.
EMPRÉSTIMO – Durante o encontro, surgiu a idéia de incluir no site da Ouvidoria Geral um serviço já disponível na página da ParanáPrevidência, onde os servidores públicos da ativa ou aposentados e a população em geral podem calcular, por meio de um simulador criado pela Ouvidoria local, qual é o valor justo que a pessoa deve pagar na liquidação antecipada de parcelas de empréstimo consignado. “A idéia é ajudar os cidadãos, para que eles possam defender seus interesses junto às instituições bancárias”, disse Hering.
De acordo com o coordenador da Secretaria, nos próximos dias os funcionários do órgão discutirão qual é a melhor forma de acrescentar esse conteúdo no site. Soares informou, também, que já ficou marcada uma visita dos representantes da Ouvidoria da ParanáPrevidência à Ouvidoria Geral, para que possam ter informações detalhadas sobre o sistema OUV. “É esse contato mais direto com a Rede de Ouvidores que desejamos ter daqui para frente”, finalizou.
BOX – Rede de Ouvidores conta com 62 representantes no Poder Executivo
Os trabalhos da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral são realizados em parceria com os Ouvidores da Casa, que atuam nas secretarias, autarquias, estatais e instituições de ensino superior do governo do Paraná. Atualmente, a Rede conta com 62 representantes de órgãos do Poder Executivo. “Com esse grupo de servidores conseguimos agilizar os trabalhos e obter melhores resultados, encaminhando aos cidadãos uma resposta satisfatória, num pequeno espaço de tempo”, destaca o coordenador Carlos Batista Soares.
De acordo com a gerente de atendimento da Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, as solicitações, reclamações, denúncias e sugestões recebidas pela Secretaria são enviadas para os ouvidores das instituições competentes. “Eles são responsáveis por dar o encaminhamento correto dos casos dentro de seus órgãos e de nos mandar uma resposta”, explica.
A Rede de Ouvidores também é formada por 77 ouvidores municipais, que trabalham em cidades que firmaram o Convênio da Cidadania com o governo estadual. “Quando recebemos casos de competência municipal, enviamos para esses servidores, que fazem o mesmo quando recepcionam relatos de assuntos ligados ao Poder Executivo do Estado”, conclui Fabiane.
Ouvidoria começa visitas a órgãos do Estado para aprimorar atuação
Segundo o secretário especial Luiz Carlos Delazari, a iniciativa faz parte da política de buscar sempre mais eficiência no atendimento prestado aos cidadãos
Publicação
23/10/2007 - 15:30
23/10/2007 - 15:30
Editoria