Ouvidoria bate recorde em março com 855 atendimentos aos cidadãos

A maior parte dos casos foi de temas relacionados às áreas de administração estadual, educação e segurança. Do total das solicitações, foram instaurados 757 procedimentos, o maior número mensal registrado pela Ouvidoria desde o início do ano.
Publicação
13/04/2007 - 10:13
Editoria
A Ouvidoria, vinculada à Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), somou em março o maior número mensal de procedimentos instaurados registrado desde o início de 2007. Ao todo, 757 casos relatados pelos cidadãos foram enviados para os órgãos competentes, para averiguação e posterior encaminhamento de resposta aos interessados. Os outros atendimentos foram solucionados no momento do contato com a instituição. Desde janeiro, a Ouvidoria instaurou 1.957 procedimentos – sendo 653 em janeiro e 547 em fevereiro. No último mês, a maior parte dos encaminhamentos foi de assuntos relacionados à administração estadual (283). Os cidadãos fizeram solicitações de informações, denúncias, reclamações e sugestões sobre concursos, documentação, atendimento prestado por servidores públicos e benefícios funcionais, por exemplo. Outra área bastante citada pela população foi a de educação (85). Dentre os assuntos mais abordados em março estavam solicitações de informações sobre material didático, escolas estaduais, serviços dos núcleos regionais e merenda escolar. Já no setor de segurança, foram feitos pedidos de policiamento, solicitações sobre o programa de policiamento comunitário e denúncias sobre narcotráfico, totalizando 84 procedimentos. A instituição também instaurou procedimentos relativos a solicitações e reclamações sobre as áreas de saneamento (18), saúde (17), fazenda (17), previdência (15) e transporte (11). Além disso, a Ouvidoria recepcionou relatos que não eram da sua competência, como temas das esferas municipal, judiciária e federal. Nestes casos, os cidadãos foram orientados a quem deveriam recorrer. Atendimentos – Se somados os pronto-atendimentos e os procedimentos instaurados, a Ouvidoria somou em março 855 contatos feitos pela população. A maior parte dos registros foi feita pela internet (57,54%). O segundo meio mais utilizado foi o telefone (39,65%). Relatos feitos por carta e pessoalmente representaram 2,81% do total de atendimentos. No acumulado do ano, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral contabilizou 2.394 contatos. “Esses são números positivos. Esperamos que as pessoas procurem cada vez mais a Ouvidoria, pois ela é o canal certo para que os cidadãos participem do governo estadual e exerçam a sua cidadania”, conclui o secretário Luiz Carlos Delazari. Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, nº 711, bairro Batel, Curitiba, PR - CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. Na internet, basta acessar o endereço www.pr.gov.br/ouvidoria (clicar no link “Fale com o Ouvidor”).

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