O mês de abril registrou um número recorde de encaminhamentos feitos pela Ouvidoria, setor da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge). Ao todo, foram instaurados 811 procedimentos, que foram enviados para os órgãos competentes para averiguação.
Esta foi a maior quantidade de procedimentos registrada desde o início do mandato anterior do governador Roberto Requião, em 2003. Antes, os maiores números contabilizados pela Ouvidoria foram verificados em julho de 2006, quando foram instaurados 760 procedimentos, e em março deste ano, com 757 encaminhamentos.
As mais de 800 solicitações de informações, sugestões, denúncias e reclamações feitas pela população em abril foram recebidas e, depois de submetidas a uma triagem, foram enviadas para os órgãos responsáveis pelos assuntos tratados. Posteriormente será enviada uma resposta para cada cidadão que entrou em contato com a Ouvidoria.
No último mês, a maioria dos casos foi de solicitações de dados e reclamações (602), seguidas das de denúncias (174). Algumas pessoas (35) fizeram sugestões e elogios sobre ações do governo do Estado. Entre os temas abordados pela população estavam informações sobre concursos e escolas estaduais, pedidos de fiscalização ambiental, solicitações de serviço de policiamento e dados sobre documentação, entre outros.
Grande parte dos procedimentos instaurados resultou de casos relatados por moradores de Curitiba (361). Mas, cidadãos que vivem em outras cidades também participaram do governo estadual, como de Londrina (36), Maringá (19), Ponta Grossa (17), São José dos Pinhais (14), Campo Largo (13), Foz do Iguaçu (nove) e Umuarama (oito).
Acumulado – No mês de abril, a Ouvidoria registrou, além dos procedimentos instaurados, pronto-atendimentos, que foram resolvidos no momento do contato com o órgão. Ao todo, a instituição somou 830 contatos. A maior parte foi feita pela internet (64,58%). A segunda forma de comunicação mais utilizada foi o telefone (31,69%). Alguns cidadãos entraram em contato com a instituição por carta e pessoalmente (3,73%). No acumulado do ano, a Ouvidoria realizou, de janeiro a abril, 3.224 atendimentos gerais aos cidadãos paranaenses.
Contato - A Ouvidoria Geral do Estado oferece vários meios de comunicação para os cidadãos. Um deles é o telefone gratuito 0800-411113. Também é possível encaminhar mensagens pela internet. Basta acessar o site www.pr.gov.br/ouvidoria e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.
Além disso, a população pode mandar cartas ou ser atendida pessoalmente, na sede da secretaria. O endereço é rua Comendador Araújo, nº 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. O CEP é 80.420-000. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.