Servidores da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) apresentaram, nesta semana, o Sistema OUV à Secretaria de Estado da Saúde. O programa, que desde 2003 é usado pela Ouvidoria estadual no registro, encaminhamento e controle dos atendimentos, deverá ser adotado pelo órgão responsável por programas e ações de governo na área de saúde pública.
Segundo o coordenador da Secretaria Especial, Carlos Batista Soares, a Secretaria da Saúde será o primeiro órgão da administração direta a também usar o sistema. “Atualmente, o OUV já faz parte do dia-a-dia da Celepar, da ParanáPrevidência e da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar). Além disso, outras localidades também já adquiriram cópias desse progrograma, como o governo de Santa Catarina. Isso certamente fortalece o software”, destacou.
A ouvidora da Secretaria da Saúde, Márcia Cíntia Xavier da Silva, acredita que a obtenção do Sistema OUV trará grande avanço para as atividades do setor. “Ele vai garantir maior rapidez no atendimento aos cidadãos e melhoria no serviço, e será muito útil na produção de relatórios”, salientou. Ela adiantou que a intenção é de que em pouco tempo as regionais de saúde espalhadas pelo Estado também tenham o programa.
FERRAMENTAS – Durante o encontro, a gerente de atendimento da Ouvidoria Geral, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; o responsável pelo setor de informática do mesmo órgão, Elói Mendes Lima, e os analistas da Celepar, Fernanda Koppe, João José Garcia e Rafael Costa de Araújo, detalharam as diversas funções do Sistema, que foi o primeiro a ser desenvolvido em software livre pela Companhia de Informática. Além disso, esclareceram as dúvidas dos servidores da Sesa a respeito do programa.
Conforme explicaram, o Sistema OUV permite o registro das solicitações, sugestões e críticas feitas pela população, o encaminhamento on-line das demandas para os órgãos responsáveis e o envio de respostas para os cidadãos via e-mail, por exemplo. Além disso, é possível fazer o cadastro de instituições com seus respectivos meios de contato, criar cartas a serem mandadas aos ouvidores e à população, e gerar variados tipos de relatórios estatísticos de atendimento, entre outras ferramentas.