Com o objetivo de verificar a eficiência dos trabalhos da Ouvidoria, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) está realizando pesquisa de satisfação. Estão sendo enviados diariamente e-mails para aquelas pessoas que já utilizaram os serviços da instituição. A idéia é fazer um diagnóstico das atividades do órgão a partir da opinião dos cidadãos atendidos. “Com este levantamento poderão ser detectados os pontos positivos e as possíveis falhas. Assim, poderemos implementar mudanças que proporcionem um melhor atendimento a quem nos procura”, observa o secretário Luiz Carlos Delazari.
O gerente de atendimento da Secretaria, Walter Gonçalves, conta que buscou-se o público-alvo mais exigente, mais atento às condições de atendimento. “A nossa preocupação não é receber somente elogios à administração pública, mas ouvir o cidadão em qualquer situação, mesmo em casos de críticas”, salienta.
Nas respostas já recebidas, algumas das pessoas consultadas deixaram sugestões para o aprimoramento dos trabalhos da Ouvidoria. Uma delas pediu maior agilidade no atendimento e outra solicitou melhor acompanhamento das reclamações. Em outros questionários, os entrevistados afirmam que os serviços devem ser mantidos como estão – com a Ouvidoria atendendo aos cidadãos, repassando os seus casos para os órgãos competentes e depois encaminhando uma resposta aos solicitantes.
Etapas – A Secretaria vai fazer o levantamento dos questionários preenchidos por etapas. Numa primeira fase, já foram agrupadas as respostas de 39 pessoas, que faziam parte de um grupo de 300 cidadãos para os quais foi encaminhado o formulário. Para Walter Gonçalves, o retorno de 10% é considerado bastante positivo.
Quando questionados se a resposta enviada pela Ouvidoria foi satisfatória, 66,7% responderam que sim, 82,1% declararam que procurariam novamente a Ouvidoria e a mesma quantidade disse que recomendaria os serviços para outras pessoas. Dos 34 entrevistados que responderam o item “grau de escolaridade”, 19 concluíram o ensino superior, sete tem o curso superior incompleto e oito concluíram o ensino médio.
Com o questionário, a Ouvidoria também pode saber como as pessoas tomaram conhecimento dos trabalhos da Secretaria. A maioria foi pela internet (24). Os meios de comunicação também contribuíram para a divulgação do órgão. Quatro entrevistados disseram que souberam da Ouvidoria pelos jornais e um pela televisão. Três cidadãos afirmaram que procuraram a instituição por indicação de outras pessoas.