A estrutura e as atividades da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) foram apresentadas, nesta semana, ao ouvidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri), o médico veterinário Dorvalino Furtado Filho. Durante a passagem por Curitiba, ele também conheceu outras estruturas estaduais de ouvidoria, como as da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Acompanhado pelo ouvidor do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o engenheiro agrônomo Paulo Taschetto, o servidor da Epagri conheceu o Sistema OUV, um programa on-line usado pela Gerência de Atendimento no encaminhamento e controle das solicitações e sugestões feitas pela população. “É um sistema modelo, pioneiro e prático, que facilita o trabalho de qualquer ouvidor do país”, disse Furtado Filho.
As ferramentas do software livre – criado numa parceria entre funcionários da Secretaria Especial e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) – foram destacadas pelo coordenador Carlos Batista Soares e o coordenador de Corregedoria, Ricardo Luiz Lima Muniz Oliva; a gerente de atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, e o responsável pelo setor de informática, Eloi Mendes Lima. Foram detalhadas ações como registros das demandas, criação de cartas e geração de relatórios estatísticos
Durante a visita, o ouvidor da Emater do Paraná também demonstrou o interesse em utilizar o Sistema OUV em seu trabalho dentro da autarquia. “Nós vamos analisar a questão internamente no Instituto, com a nossa equipe de informática, e ver a possibilidade e a viabilidade de implantar o programa. Isso porque ele facilita as atividades do ouvidor, além de possibilitar, por exemplo, um retorno dos encaminhamentos de cada solicitação”, disse Taschetto.
Epagri – A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. foi criada em 1991 e é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural. A estatal tem como objetivos promover a preservação, a recuperação, a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais, além de buscar a competitividade da agricultura catarinense nos seus mercados de atuação. Ainda, tem atividades voltadas ao setor pesqueiro.
A Epagri tem uma sede administrativa situada em Florianópolis, 27 gerências regionais e escritórios municipais em todas as 293 cidades de Santa Catarina. Também conta em sua estrutura com estações experimentais, laboratórios, centros de treinamento e centros voltados à agricultura familiar, ao planejamento, ao desenvolvimento da aqüicultura e pesca, e à área apícola. Ao todo, 2.149 funcionários trabalham na empresa.