Os trabalhos desenvolvidos pelas coordenadorias da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) têm chamado a atenção da administração pública de outros Estados. Nesta quinta-feira (16), por exemplo, a instituição recebeu a visita do futuro ouvidor de Santa Catarina, Ivo Vanderlinde, que veio a Curitiba para conhecer o funcionamento dos setores de Corregedoria, Ouvidoria e Políticas Públicas.
Vanderlinde – que assumirá a função de ouvidor ainda neste mês – contou que tem buscado subsídios que possam auxiliar no melhoramento dos trabalhos da Ouvidoria-Geral de Santa Catarina. “Disseram-me que uma boa referência de funcionamento de ouvidoria pública era o Estado do Paraná”, contou. “Acho importante o intercâmbio de informações, como ocorreu nesta visita. Percebi que a Ouvidoria paranaense tem a preocupação de servir bem ao cidadão”, completou.
“É sempre uma satisfação receber profissionais de outras cidades e Estados para troca de experiências”, afirmou o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares. Segundo ele, a instituição chama a atenção de outras localidades pelo pioneirismo e eficiência de seus trabalhos. “O Paraná foi o primeiro Estado a ter uma ouvidoria pública e, em 2003, o governador Roberto Requião, num gesto de transparência, ampliou as suas atividades com a criação da Corregedoria”, destacou.
Estrutura – Durante a visita, o coordenador da Secretaria apresentou os setores da instituição e detalhou como é feito o atendimento à população por meio da Ouvidoria e as auditorias realizadas em licitações, por exemplo, pela Corregedoria. Também foi falado sobre as atividades da Coordenadoria de Políticas Públicas, que atualmente avalia a eficiência do ensino fundamental nas escolas do Estado e dos programas Leite das Crianças e Policiamento Ostensivo Volante (Povo).
Além disso, foram mostrados a Vanderlinde os resultados do programa social Procuro Você – que localiza familiares que perderam o contato entre si – e como funciona o OUV. Este programa – desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em software livre – permite o encaminhamento via internet das solicitações da população para os órgãos competentes e a geração de relatórios estatísticos, entre outras funções.