“Os frutos sadios de uma política educacional justa e democrática”

Artigo assinado pelo deputado e líder do Governo na Assembléia Legislativa no Paraná, Luiz Cláudio Romanelli
Publicação
17/06/2008 - 17:10
Editoria
Há poucos dias, tive oportunidade de publicar um artigo em que procurava demonstrar, a começar do título - “O ensino público em primeiro lugar” - que a educação pública era de fato prioridade absoluta do atual governo do Paraná. Se fui ou não bem sucedido é uma questão a discutir, e talvez nem muito importante, uma vez que vozes muito mais autorizadas encarregaram-se de comprovar a tese que eu defendia. O Ministério da Educação divulgou no último dia 11 de junho o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo a 2007. O Ideb comprova, sem qualquer dúvida, que o Paraná tem a melhor educação pública do país. Nosso estado ficou em primeiro lugar no desempenho das séries iniciais do ensino fundamental e no ensino médio, e numa colocação meritória nas séries finais do ensino fundamental. Nas três fases da educação básica, o Paraná ultrapassou as metas do MEC, registrando um significativo avanço em relação ao Ideb-2005. Antes de prosseguir, quero dar a palavra ao nosso secretário da Educação, Maurício Requião: “Os responsáveis por esses resultados são os diretores, professores, funcionários e os alunos (...) São eles os protagonistas por colocar o Paraná em destaque no cenário da educação brasileira”. Das palavras do secretário depreende-se um fato que já era possível observar desde o início do governo Requião, em 2003: há com certeza uma comunhão de forças de todas as pessoas envolvidas com a educação pública paranaense, no sentido de obter continuamente melhorias no ensino, seja no aprendizado, nas condições de trabalho, na gestão, no aprimoramento tecnológico. E essa comunhão só está sendo possível porque a comunidade educacional vê sentido e conseqüência nesse esforço, vê as coisas acontecerem, vê o ensino público avançar, o que todos os fatos e números comprovam. Situação muito diferente daquela de poucos anos atrás, quando todas as iniciativas do governo de então conduziam à privatização do ensino, e, nessas circunstâncias, não havia espaço para comunhão, e sim para a dispersão de esforços. Só tenho um reparo a fazer à declaração do secretário Maurício Requião que, modesto, esquece-se de relacionar entre os protagonistas desses sucessos o próprio governo que representa, aliás numa posição de enorme destaque, já que estamos tratando de educação pública. Porém, não vamos cobrar do secretário auto-elogios, pois ele com certeza já se sente plenamente gratificado pelos resultados de seu trabalho. Deixemos essa tarefa a pessoas igualmente qualificadas, mas que não estão no governo. O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Romeu Gomes de Miranda, credita o desempenho do Paraná no Ideb-2007 ao projeto político-pedagógico da Secretaria da Educação. Diz ele que “a política pública de educação do Paraná é a mais avançada do país”. Passemos ao presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, meu colega deputado Péricles de Mello, do PT: “Hoje, a educação é prioridade no Paraná. Muito diferente do que tínhamos num passado recente”. A mesma opinião tem o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), Carlos Eduardo Sanchez: “A educação pública é prioridade no Paraná. Metas de qualidade são importantes e estamos no caminho certo”. Representando a força dos trabalhadores da educação pública, vamos ouvir o presidente da APP-Sindicato, professor José Rodrigues Lemos: “Nós temos de destacar que o desempenho do Paraná no Ideb é resultado das políticas para a educação pública”. Por mais que desagrade a nossos opositores esses êxitos indesmentíveis de nossa política de ensino público, sinto muito dizer-lhes que o melhor ainda está por vir. O Ideb-2007 não poderia medir todas as conseqüências benéficas de inúmeros programas que estão sendo implantados na área da educação pública paranaense e que ainda não deram todos os seus frutos. Iniciativas como o Programa de Desenvolvimento Educacional, o PDE, o Livro Didático Público, as tevês multimídia, os laboratórios do Paraná Digital e muitas outras apontam inequivocamente para resultados ainda mais expressivos. É esperar para ver. Luiz Cláudio Romanelli, deputado e líder do Governo na Assembléia Legislativa no Paraná