A História documentada do paisagismo no Brasil começou com a chegada de Dom João VI em 1807, que destinou ao jardim Botânico, no Rio de Janeiro a vocação de fomentar espécies vegetais.
A mais antiga manifestação do paisagismo no Brasil ocorreu na primeira metade do século XVII em Pernambuco, por obra de Maurício de Nassau, durante a invasão Holandesa, mas ganhou força com os preparativos do casamento de Dom Pedro I com a arquiduquesa da Áustria Carolina Josefa Leopoldina, que tinha conhecimentos de botânica, e com a indicação de Ludwig Riedel, naturalista e arquiteto paisagista, que arborizou o Rio de Janeiro para dirigir o Herbário do Museu Nacional.
Em Curitiba, o Passeio Público é o mais antigo parque municipal, foi criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando presidente da Província do Paraná, e inaugurado em 1886. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso, passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo sido conhecido como Jardim Botânico. É também o mais central da cidade, com diversas espécies nativas e exóticas. Carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam às paineiras e jacarandás mimosos, abrigando sob sua copa a vivência de sabiás, tico-ticos e canários-da-terra.
No programa,os ouvintes poderão ligar ao vivo para os telefones (41)33317431 e 33317432 e receber de especialistas sugestões para organizarem jardins, pomares e hortas.
A produção e apresentação são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento, a pesquisa de Letícia Sell e “Nossa História” também poderá ser ouvido pela internet no endereço www.pr.gov.br/rtve, clicando em “ao vivo -rádio am 630”.