A Paraná Esporte promove, a partir desta sexta-feira (22), a fase regional dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná. Os desfiles das delegações serão às 20 horas, e as disputas começam neste sábado (23), nas oito sedes: Assaí, Colorado, Irati, Mangueirinha, Manoel Ribas, Medianeira, Umuarama e União da Vitória. Participam mais de 10 mil atletas, representando 226 municípios, apenas nas cinco modalidades coletivas – basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. O número de participantes, em relação a competições anteriores, aumentou em 40%.
Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, esse acréscimo se deve principalmente à decisão do governo do Estado patrocinar toda a alimentação às delegações. A partir de 2003, o governo do Paraná já havia assumido 50% do valor da alimentação. “Isso diminuiu ainda mais os custos dos municípios. Algumas mudanças no regulamento da competição, como a de permitir a inscrição de atletas convidados, também contribuíram para este aumento”, justifica Gomyde.
O custo total com a alimentação assumido pela administração estadual se estende também aos Jogos Abertos do Paraná, cuja fase regional será realizada de 17 a 25 de agosto, em oito sedes. Em cifras, incluindo ainda as fases finais das duas competições, quando entrarão atletas de outras modalidades, o investimento com refeições é de R$ 2,3 milhões – suficiente para alimentar perto de 25 mil pessoas, com café da manhã, almoço e jantar, durante 15 dias, contando as duas fases. Na fase final, o número de participantes cai pela metade, mesmo entrando os atletas das modalidades individuais.
Esse investimento atende, na verdade, muito mais pessoas, porque a maioria das equipes participa menos de quatro dias das competições. À medida que os atletas são eliminados voltam para casa. Quanto ao investimento, ainda, o governo do Estado vai repassar mais R$ 150 mil aos municípios-sede. “Já contatamos as prefeituras para que enviem os planos de aplicação, para que possamos efetuar os repasses”, avisa Gomyde.
Competição - Diferente das competições anteriores - Jogos Universitários e Jogos Colegiais, que tem a final em Curitiba, de 7 a 15 de julho - realizadas por estabelecimentos de ensino, os Jogos da Juventude são entre seleções municipais, compostas por jovens com menos de 18 anos, na maioria das modalidades. Outro diferencial é na fórmula de disputa nas modalidades coletivas, em duas divisões, “A” e “B”, conforme a classificação dos municípios no ano anterior.
Das modalidades coletivas, à exceção do futebol, que só tem o masculino, as demais serão disputadas no masculino e feminino. Da fase regional, vão participar das modalidades coletivas apenas as equipes da Divisão B, menos as de Paranavaí, que estão classificadas automaticamente para a fase final, por ser sede, quando entram também as equipes da Divisão A e todos os atletas das modalidades individuais, incluindo o vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, disputados também em duplas.
Em termos de modalidades, ainda, a grande novidade deste ano é a inclusão do taekwondo na fase final. Sempre é dado ao município-sede da final o direito de escolher uma modalidade opcional, e Paranavaí indicou esse esporte. No total, na fase final, estarão em disputa 16 modalidades. Além das coletivas e do taekwondo, mais as seguintes: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, no masculino e feminino, à exceção da ginástica, só para mulheres.
Da fase regional, que vai até 30 de junho, classificam-se para a final, nas modalidades coletivas, os oito primeiros lugares do masculino e feminino, de cada regional, e mais cinco segundos lugares e três terceiros, dependendo do número de inscrições por modalidade. Na final, das dez equipes da Divisão A em cada modalidade coletiva, três serão rebaixadas para a Divisão B, e três da “B” sobem para a “A”. A final será em Paranavaí, de 14 a 22 de setembro.
Os 21ºJogos da Juventude são disputados em oito municípios a partir deste sábado
A edição deste ano é a maior de todos os tempos, reflexo da política do governo do Estado em patrocinar 100% da alimentação às delegações
Publicação
22/06/2007 - 11:18
22/06/2007 - 11:18
Editoria