Orquestra Viola e Cantoria toca na Secretaria da Cultura

Recital acontecerá na terça-feira (22), às 18h30 no Espaço Miguel Bakun, em Cuitiba
Publicação
17/06/2010 - 17:30
Editoria
A Secretaria de Estado da Cultura recebe a Orquestra Viola e Cantoria no projeto Música nos Museus do mês de junho. O recital acontece na terça-feira (22), às 18h30 no Espaço Miguel Bakun (rua Ébano Pereira 240). Serão apresentados clássicos da viola como “Chalana” (Mario Zan/Arlindo Pinto), “Chico Mineiro” (Tonico/Francisco Ribeiro), “Tristeza do Jeca” (Angelino de Oliveira) e “As mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela). A apresentação tem entrada franca.
A Orquestra Viola e Cantoria existe há quatro anos, pesquisa e resgata a música caipira com foco no Paraná. É por meio de releituras e composições próprias que os cancioneiros recuperam esse estilo de cultura musical. O repertório é composto por toadas, guarânias e ponteios, que “descrevem a saga das velhas tropas que ainda trafegam no imaginário do povo”, segundo José Cândido de Moraes, um dos fundadores da orquestra.
Com um espetáculo baseado em aspectos da formação histórica do Paraná, principalmente o tropeirismo, o grupo já se apresentou no Paraná e em Santa Catarina. Eles procuram manter a estética do homem simples, que vive no campo e transforma seus sentimentos em canções. A Orquestra Viola e Cantoria é composta por 16 instrumentos, como violas caipiras, bandolim, cavaquinho, violão e contrabaixo.
O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério a qualidade dos músicos paranaenses. “O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso Estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural”, diz a secretária da Cultura, Vera Mussi.

Repertório
1. Chico Mineiro – Tonico/Francisco Ribeiro
2. Cabocla Tereza – Raul Torres/João Pacífico
3. João de Barro - Teddy Vieira/Muíbo Cury
4. Chalana – Mario Zan/Arlindo Pinto
5. Cavalo preto – Anacleto Rosa
6. Saudade da minha terra – Goiá / Belmonte
7. Paraná Gury – José Cândido
8. Menino da porteira – Teddy Vieira /Luizinho
9. Porta do mundo – Peão Carreiro/ Zé Paulo
10. Tristeza do Jeca – Angelino de oliveira
11. As mocinhas da cidade – Nhô Belarmino
12. Remanso do Tibagi – Cláudio Avanso
13. Folia de Reis – Chico Anísio/Arnaud Rodrigues
14. Tocando em frente – Almir Sater/Renato Teixeira
15. Vide vida marvada – Rolando Boldrin
16. Cuitelinho - Paulo Vanzolini / Antônio Xandó
17. Pagode em Brasília – Teddy Vieira/Lorival dos Santos
18. Falou e Disse – Tião Carreiro/Lorival dos Santos e Piraci.