Orquestra Sinfônica e bandas militares homenageiam a Semana da Pátria

Como acontece desde 2008, o Teatro Guaíra foi local das comemorações da Semana da Pátria. O ponto central do evento foi um concerto que reuniu a Orquestra Sinfônica e as bandas da 5ª Região Militar, da Polícia Militar do Paraná e do Cindacta II
Publicação
03/09/2010 - 18:20
Editoria
Como acontece desde 2008, o Teatro Guaíra foi o local de comemorações da Semana da Pátria. O ponto central do evento foi um concerto que reuniu a Orquestra Sinfônica do Paraná e as bandas da 5ª Região Militar, da Polícia Militar do Paraná e do Cindacta II. Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a formação musical tocou o Hino Nacional e depois apresentou ao público uma sequência de composições populares de autores brasileiros. Além do concerto, uma exposição de veículos e equipamentos militares pode ser visitada pelo público
O concerto aconteceu na quarta-feira (1º), no Guairão. A abertura foi com o Hino Nacional. Depois a Orquestra e as bandas executaram composições populares, iniciando com a canção do paranaense Inami Custódio Pinto, “Gralha Azul”. “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, seguiu com o programa que, em seguida, apresentou um pequeno painel de sucessos populares de diversas épocas.
Dos sucessos gravados por Tim Maia, o público pôde ouvir “Primavera”, “Azul da Cor do Mar”, “Decobridor dos Sete Mares” e “Gostava Tanto de Você”; um divertido pout pourri de temas do desenhos animados que embalaram a infância de várias gerações, tornou possível lembrar dos “Flintstones”, dos “Jetsons”, da “Pantera Cor de Rosa”, até os mais modernos como “Os Simpsons”.
O programa apresentou composições de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Se Todos Fossem Iguais a Você e Eu Sei Que Vou Te Amar), Ivete Sangalo (Abalou), Milton Nascimento (Travessia, Nos Bailes da Vida, Coração de Estudante) e Maria, Maria), Zeca Pagodinho (Deixa a Vida Me Levar). O concerto foi encerrado com duas das composições mais representativas do nosso País: “Canta Brasil”, de David Nasser, e Alcyr Pires Vermelho, e a apoteótica “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.
O comandante da 5ª Região Militar, general-de-divisão Adhemar da Costa Machado Filho, ressaltou a importância da Semana da Pátria e de eventos cívicos como este concerto, porque oferecem a toda comunidade a oportunidade de um encontro com as nossas tradições históricas, um dos fatores fundamentais de construção da cidadania.

GALERIA DE IMAGENS