Orquestra Sinfônica do Paraná vai tocar obras de Rossini e Mozart em Araucária

24/08/2009 - 18:08
A convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai se apresentar nesta sexta-feira (28) na reabertura do Teatro da Praça. Sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a orquestra tocará Rossini (Abertura O Barbeiro de Sevilha), Mozart (As Bodas de Fígaro, e a Sinfonia N.º 40). O concerto será às 20h30, e o ingresso será um quilo de alimento não-perecível. O Teatro da Praça fica na rua São Vicente de Paulo, 1091 – Centro. Para o prefeito de Araucária, Albanor Zezé Gomes, o Zezé, a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro da Praça é uma dádiva para o povo de Araucária, que poderá prestigiar o espetáculo e ao mesmo tempo ajudar as famílias pobres, já que o ingresso custa um quilo de alimento. “Para nós é um grande orgulho receber a Orquestra Sinfônica”, afirmou. AS OBRAS – O Barbeiro de Sevilha (abertura), de Gioacchino Rossini, com sua tonalidade de mi maior, estreou no Teatro Argentina de Roma em 20 de fevereiro de 1816. Inicialmente, Rossini havia escrito uma pequena abertura inspirado em temas espanhóis, mas esta abertura está perdida. Para substituí-la, o autor retomou uma outra composição anterior, que serviria de abertura à Elisabetta, Regina d’Inglaterra, ela mesma tomada de empréstimo a uma de suas óperas menos conhecida – Aureliano in Palmira - porém com uma orquestração mais elaborada. A Sinfonia nº 40 é a mais conhecida e popular obra de Mozart, e traduz a dupla força de alegria e dramatismo da obra de Mozart, que viria a estrear em 1791 – precisamente o ano da morte do compositor. E, curiosamente, na estreia a direção de orquestra coube àquele que se diz ter sido o maior rival e inimigo de Wolfgang Amadeus: o mestre de capela Antonio Salieri. Bodas de Fígaro estreou em Viena dia 1.º de maio de 1786 com grande sucesso, obra inspirada em O Casamento de Fígaro de Beaumarchais, marca o início da colaboração entre Mozart e o libretista Lorenzo da Ponte, que continuaria com ele em outras óperas. Esta abertura é composta de um só movimento. Quatro temas estão presentes nesta abertura, associados aos personagens da ópera Suzana e Fígaro. O TEATRO - Inaugurado no dia 16 de novembro de 1990, foi construído em madeira, fez parte do “Projeto Teatro Barracão”, programa desenvolvido na época pelo Teatro Guaíra e executado pela Prefeitura de Araucária. Possui infraestrutura para apresentação de espetáculos de até médio porte. Desde sua inauguração o local tem sido palco de espetáculos envolvendo as artes cênicas e levando para Araucária grupos renomados de diversos lugares. Mantém oficinas de dança moderna, teatro, confecção e manipulação de bonecos e circo. Com os alunos, já formou grupos que representam Araucária em mostras. Programa: Rossini, Giácomo - Abertura \\\"O Barbeiro de Sevilha\\\". Mozart. Wolfgang Amadeus - Abertura \\\"As Bodas de Fígaro\\\", KV. 492. Mozart. Wolfgang Amadeus – Sinfonia 40, KV 550. Molto Allegro Andante Menuetto – Allegretto Allegro assai Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná. Dia: 28. Horário: 20h30. Ingressos: Um quilo de alimento não-perecível. Local: Rua São Vicente de Paulo, 1091 – Centro. Município de Araucária – Região Metropolitana de Curitiba.