Orquestra Sinfônica do Paraná toca em Guarapuava

A apresentação faz parte das comemorações dos 200 anos do município e também do Dia da Arma de Artilharia
Publicação
22/06/2010 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná se preparam para tocar em Guarapuava, nesta quinta-feira (24) às 20h30. A apresentação faz parte das comemorações dos 200 anos do município e também do Dia da Arma de Artilharia, comemorados neste mês. A convite do Exército, a Orquestra vai se apresentar no Centro de Eventos (rua Guairá 5.593, Boqueirão). O repertório inclui “Abertura Festiva, Op. 96”, de Dimitri Shostakovitch; “Sinfonia Sopra una Canzone d'Amore”, de Nino Rota, e “Impressões Seresteiras”, de Alexandre Brasolim. A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi.
Guarapuava é uma cidade paranaense, cujo povoamento é o resultado de um processo histórico iniciado no século XVIII. Em 17 de junho de 1810 Diogo Pinto de Azevedo Portugal chegou à região e construiu o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que faziam parte da expedição.
Oficialmente a cidade surgiu com a assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 9 de dezembro de 1819. O nome Guarapuava vem do tupi-guarani: guará = lobo e puava = bravo.
O Dia da Arma de Artilharia é comemorado em 10 de junho, data de aniversário do marechal Emílio Luiz Mallet, Patrono das Armas do Exército Brasileiro. Mallet nasceu em Dunquerque (França) e imigrou com sua família para o Brasil, ainda criança, passando a residir no Rio de Janeiro. Em 1822, ingressou na Academia Real Militar, arrebatado pelos ideais de liberdade. Sua participação destacada nas campanhas do Prata e na Revolução Farroupilha lhes renderam várias promoções por bravura em combate.

GALERIA DE IMAGENS