Orquestra Sinfônica do Paraná faz concerto em igreja de Curitiba

Sob regência de Alessandro Sangiorgi serão apresentadas obras de Richard Strauss e Dvořák
Publicação
20/08/2010 - 12:00
Editoria
A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, se apresentará nesta sexta-feira (20), às 20 horas, na Igreja Santo Antônio, no bairro Orleans, em Curitiba. No repertório estão as obras Serenata para sopros, opus 7, de Richard Strauss, e Serenata para dez instrumentos de sopro, violoncelo e contrabaixo, em ré menor, op. 44, de Antonin Dvořák.
Richard Strauss compôs Serenata para sopros, opus 7 em sua juventude. Foi a sua primeira peça madura que chamou a atenção do eminente maestro Hans von Bülow, que o incentivou, lançando-o em uma carreira que iria carregar a bandeira do Romantismo do século 19 em toda a primeira metade do século 20.
Strauss nasceu em Munique, Alemanha, em 11 de junho de 1864. Sua educação musical foi clássica e, como dirigente em Meiningen, ainda era adepto de Brahms. Mais tarde tornou-se discípulo e herdeiro de Wagner. Os últimos anos de sua vida foram escurecidos pelo nazismo e pela 2ª Guerra Mundial. Morreu em Garmisch em 1949.
A segunda obra do programa será Serenata para dez instrumentos de sopro, violoncelo e contrabaixo, em ré menor, op. 44, de Antonín Leopold Dvořák. Escrita no início de 1878 é considerada uma das composições mais interessantes para instrumentos de sopro.
Dvořák, compositor do período romântico, nasceu em Nelahozeves, (República Tcheca) em 8 de setembro de 1841, e faleceu em Praga, em 1904. Seus trabalhos incluem óperas, sinfonias, obras para coro e música de câmara.
O concerto que a Orquestra faria nesta sábado (21) em Jaguariaiva foi cancelado.
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Igreja Santo Antônio, rua João Falarz, nº 200 – BR 277, Km 4 – entrada pelo viaduto do Orleans – Curitiba).
Dia 20 às 20 horas

GALERIA DE IMAGENS