Orlando Pessuti participa de inaugurações em Engenheiro Beltrão

Iniciativa permite que as pessoas abandonem as péssimas condições de trabalho existentes nos lixões
19/08/2010 - 12:40

O governador Orlando Pessuti participou, na quarta-feira (18), da inauguração do Centro de Triagem e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos de Engenheiro Beltrão, no noroeste do estado. O centro oferece melhores condições de trabalho para dez catadores de materiais recicláveis. O governador Orlando Pessuti ressaltou que o município de Engenheiro Beltrão é exemplo em diversas áreas de atuação e quando se fala em meio ambiente não é diferente. “O comando do prefeito Elias Lima tem investido em reciclagem, na proteção dos rios e das matas da região”, disse Pessuti.
De acordo com ele, a iniciativa permite que as pessoas abandonem as péssimas condições de trabalho existentes nos lixões. “É uma alternativa de renda”, afirmou o governador.
Lima disse que o Centro de Triagem e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos representa o fim de um processo de 55 anos de lixão a céu aberto e que 90% do lixo produzido na cidade será reciclado pelo centro.
Os trabalhadores que atuarão no centro pertencem à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Engenheiro Beltrão e passam a ter direitos trabalhistas, como Previdência Social e FGTS.
A presidente da Associação, Maria do Socorro Dantas, disse que está contente e que o centro é uma realização. “Agora, quando os catadores saírem de casa de manhã, podem falar que estão indo para um trabalho digno, com estrutura”, disse. A renda gerada pela reciclagem do lixo será dividida entre os membros da associação.
Ainda em Engenheiro Beltrão o governador Orlando Pessuti visitou a sede presencial da Universidade Aberta Brasileira, entidade formada em parceria com as Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Maringá e Guarapuava.
A instituição passou por uma reformulação e agora está onde funcionava a Casa de Cultura da cidade. Segundo o prefeito, hoje há, aproximadamente, mil alunos na universidade e a intenção que este número dobre próximo ano.
O governador Orlando Pessuti parabenizou as ações feitas em Engenheiro Beltrão e destacou alguns futuros investimentos do Governo Estadual na cidade como inauguração da Clínica da Mulher e da Criança, a Patrulha Rural desenvolvida pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagem. Ele mencionou também a liberação de R$ 1,3 milhão para recape asfáltico da rodovia PR-317, que liga Ivailândia, na zona rural de Engenheiro Beltrão, a usina de álcool e açúcar da cidade.