Orlando Pessuti abre a 33.ª edição da Feira Agropecuária em Ponta Grossa

15/09/2010 - 19:10
O governador Orlando Pessuti participou nesta quarta-feira (15) da abertura da 33.ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi). “É uma das principais feiras que nós temos no Paraná”, afirmou. Pessuti lembrou que Governo do Paraná, prefeitura e Sociedade Rural de Ponta Grossa, organizadora da feira, trabalham juntos para que o evento cresça e ofereça mais estrutura para os expositores.
“Nós queremos que a Efapi possa se transformar em uma exposição dos Campos Gerais e de todo o Paraná, trazendo para cá o que há de melhor na genética animal”, disse o governador. Este ano, 250 expositores participam da Epafi expondo dois mil animais.
A organização espera que 200 mil pessoas visitem a feira, que deverá movimentar R$ 30 milhões, segundo o presidente da Sociedade Rural, Adilson Berger. Caso a expectativa se confirme a Efapi irá dobrar em 2010 o volume de negócios auferido em 2009.
“Nossa região é altamente produtiva, e isso faz com que daqui saiam bons negócios”, argumentou Berger. A feira é aberta ao público e termina em 19 de setembro. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Ericson Chandoha, disse que a região dos Campos Gerais responde por 10,45% de todo o Valor Bruto de Produção do Estado do Paraná.
INVESTIMENTOS — “Os Campos Gerais são uma região com economia complexa, seja no comércio, indústria e serviços, além da agricultura, pecuária e setor florestal”, lembrou Pessuti. Na região, o Governo do Paraná contratou 500 funcionários, aprovados em concurso público, para atuar no Hospital Regional de Ponta Grossa.
“O hospital nunca será uma obra totalmente terminada, pois requer investimentos constantes”, lembrou o governador. Por isso, o governo federal liberou R$ 10 milhões para a compra de equipamentos para a unidade.
Pessuti também anunciou que, com a aprovação da lei que reestrutura a Polícia Militar, Ponta Grossa será beneficiada com a implantação do Comando Regional dos Campos Gerais e com aumento no número de policiais. O prefeito Pedro Wosgrau Filho afirmou que a parceria entre Governo do Paraná e prefeitura já trouxe investimentos de R$ 30 milhões a Ponta Grossa.
A Secretaria do Turismo possui um estande na Efapi, apresentando todos os destinos turísticos do Estado. De acordo com o secretário Herculano Lisboa, é a primeira vez que um estande divulgando o turismo no Paraná é montado em uma feira agropecuária.