A Polícia Civil realizou, nesta sexta-feira (06), uma operação de combate à pirataria em Curitiba. Vinte e três policiais do 1.º Distrito Policial (Centro), divididos em dez equipes, participam da ação no centro da cidade. Segundo o delegado, Silvan Rodney Pereira, que coordenou a operação, a região central da cidade é onde a venda ilegal de produtos piratas é feita com maior intensidade. “A pirataria gera uma série de problemas. Um deles é o imposto que não é pago pelo produto, além de transgredir as leis de direitos autorais”, ressaltou o delegado.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 400 peças de roupas sem origem comprovada, entre elas, camisetas, shorts e agasalhos, na maioria de times de futebol, mais de mil CDs e DVDs piratas, cerca de 150 fitas e controles de videogame, centenas de brinquedos falsificados, além de dezenas de acessórios de informática. Os produtos apreendidos foram levados para o 1.º Distrito Policial e em seguida serão encaminhados para a perícia.
Os policiais visitaram estabelecimentos comercias e camelôs nas ruas XV de Novembro, Desembargador Westhphalen, Marechal Floriano Peixoto e João Negrão. “Estas ruas apresentam alta rotatividade de pessoas que vendem estes produtos. Nós estamos fiscalizando a região com rigor”, afirmou Silvan.
O trabalho foi concluído no final da manhã, depois que os policias vistoriaram cerca de 10 pontos e mais de 30 lojas. De acordo com o delegado, vai ser aberto inquérito policial, e os proprietários das lojas em que os produtos foram apreendidos serão indiciados por falsificação e contrabando.