A Operação Viva o Verão 2010 teve avaliação positiva de 75% dos turistas no Litoral do Paraná, de acordo com uma pesquisa de satisfação encomendada pelo Governo do Estado. Os dados foram colhidos nos dias 14 e 15 de janeiro e de 13 a 15 de fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Sul. As ações dos guarda-vidas foram destaque para 98,86% dos entrevistados, que também apontaram um alto índice de aprovação com o policiamento. A presença de policiais nas ruas foi notável para 96, 91% dos veranistas.
Na área de segurança, o principal destaque entre as melhorias apontadas pelos entrevistados é a sinalização. Para 80,33% dos veranistas, as ruas e praias estão melhor sinalizadas que no ano passado. Além dos guarda-vidas e policiais, a Operação Verão também teve ações da polícia rodoviária e ambiental (Força Verde), além de fiscalização sanitária e de poluição sonora, fiscalização contra a venda de bebidas a menores e a blitz educativa do Detran. O grau de satisfação geral com a segurança foi de 82,93%.
As ações de cultura, lazer e esporte tiveram 80,95% de aprovação dos participantes, destacando-se as atividades esportivas, musicais, ginástica na praia e infantis. Os postos de atendimento da Operação Viva o Verão 2010 foram avaliados como ótimos ou bons por 84,04% dos veranistas que utilizaram os serviços e o material fornecido pelas Centrais ou Postos de Informações Turísticas tiveram 87,49% de aprovação.
Outro ponto de destaque é o saneamento. Para 80,4% dos veranistas, os serviços prestados pela Sanepar foram bons ou satisfatórios. O programa Se Ligue na Rede, criado para sensibilizar os proprietários dos imóveis sobre a obrigação e a necessidade de fazer a correta ligação da rede intradomiciliar à rede de esgoto, foi lembrado como bom ou ótimo para 86,18% dos entrevistados.
Para 79,46% dos turistas entrevistados, o serviço de limpeza nas ruas foi melhor ou igual ao ano passado. A coleta de lixo teve aprovação de 76,85% dos veranistas. A pesquisa também apontou aprovação de 70,42% dos turistas em relação à limpeza das praias.
Os materiais de comunicação e divulgação da Operação Viva o Verão também receberam bons índices de aprovação. As propagandas da operação foram avaliadas como ótimas ou boas por 84% dos veranistas, enquanto 87% dos que receberam o Jornal da Operação Viva o Verão 2010 o consideraram ótimo ou bom.
A Operação Viva o Verão aconteceu entre 17 de dezembro de 2009 e 18 de fevereiro de 2010. O Governo do Estado investiu R$ 21 milhões na infraestrutura do Litoral e das regiões Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná, além de R$ 13 milhões em segurança, mobilizando 3 mil policiais civis, militares, bombeiros e homens da Polícia Científica.
As ações incluíram policiamento e serviço de guarda-vidas em todas as praias, blitze ambientais, monitoramento da qualidade da água, fiscalização de ligações irregulares de esgoto, campanhas para ligação correta de residências à rede coletora, fiscalização ambiental e coleta de lixo, ações sócio-educativas e fiscalização do transporte de passageiros no Litoral. Também foram oferecidas atividades de lazer, esporte e cultura para os veranistas de todas as faixas etárias.
Operação Viva o Verão tem 75% de aprovação dos turistas no Litoral
Guarda-vidas foram destaque para 98,86% dos veranistas
Publicação
09/03/2010 - 17:40
09/03/2010 - 17:40
Editoria