Olerícolas de cultivo tutorado são atrações da Emater no Show Rural

Tomate, pimentão, melancia e melão chamam a atenção dos visitantes pela beleza na unidade didática expositiva da Emate
Publicação
12/02/2010 - 10:53
Editoria
O público visitante do Show Rural fica admirado ao ver as plantas de tomate, pimentão, melancia e melão, maduros e conduzidos de forma técnica e que chama atenção pela beleza e disposição do sistema de tutoramento, na unidade didática expositiva da Emater com plantio de olericolas.
São mais de 14 cultivares de tomate, desde o mini tomate tipo italiano, comercializado em bandeja, até um exótico de origem japonesa, cultivado para atender exclusivamente mercados de “fast food”. “A semeadura é feita fora daqui, em outubro, e transplantamos aqui em meados de novembro, para que esteja em fase de colheita neste período do Show Rural”, conta o engenheiro agrônomo José Luiz Botolossi, extensionista da Emater de Cascavel e integrante do programa de olericultura da região.
O pimentão também chama atenção pela diversidade de cores, passando do lilás ao creme. Já está disponível para o cultivo um elenco significativo de nove cores: roxo, verde limão, branco, marron, amarelo e vermelho. Todos exigem ambiente protegido com cobertura plástica e cultivados em parâmetros agronômicos pré-definidos.
Também das espécies olerícolas, o melão apresentado na unidade da Emater do Show Rural desperta curiosidade e atrai os visitantes pela suas características visuais. “Aqui temos quatro cultivares destinadas ao mercado exigente de consumo, que remunera acima do valor do melão tradicional, conduzido em sistema de tutoramento e desbaste de frutos para padronizar tamanho e concentrar a colheita”, salienta o extensionista.
Faz parte dos atrativos o cultivo tutorado da mini melancia, com quatro cultivares sendo expostos. A sua produção é destinada ao mercado específico, porque seu tamanho e peso permitem o consumo individualizado.
A recomendação dos profissionais da Emater, que monitoram tecnicamente as visitas, é de que a produção dessas olerícolas seja também realizada em pequenas propriedades rurais, pelos agricultores familiares, capacitados e dedicados em colocar em prática as orientações exigidas.
Em visita ao Show Rural, Sandro Geromin, do Sito Gralha Azul, localizado na Linha Saúde, município de Corbélia, está encantado com as olerícolas expostas. Acompanhado pela mãe Alzira, irmã Graziela e pela filhinha Kauane, observava bem cada detalhe, já que a mãe quer instalar, futuramente, uma estrutura dessas para plantio de tomate e outros alimentos.
“Estou acostumado com o pai produzindo soja e milho, como também outras plantações e criações para consumo da família. Embora trabalhando na cidade e vindo para o sitio só nos finais de semana, vejo que isso aqui é muito interessante para quem tem propriedade pequena”, atesta Sandro.

GALERIA DE IMAGENS