Oficinas de arte, contação de histórias, música e cinema gratuito no Museu

Atividades fazem parte do projeto educativo que acontece sempre no primeiro domingo do mês, dia em que a entrada é gratuita para todos os visitantes
03/07/2009 - 11:37
Três oficinas de arte, contação de histórias para crianças e apresentação de música e filme infantil integram a programação cultural do Museu Oscar Niemeyer deste domingo (05), das 14h às 17 horas. Organizadas pela Ação Educativa, as atividades fazem parte do projeto educativo que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, dia em que a entrada é gratuita para todos os visitantes. O catarinense, radicado no Paraná, Elvo Benito Damo é o profissional destacado para o projeto Artistas do Acervo, de julho. Damo fará uma oficina de escultura em argila com modelagem manual ou com torno. Desde 1976 ele está à frente do Atelier Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto Artistas do Acervo prevê que o artista destacado tenha uma ou mais obras expostas durante um mês. Um dos trabalhos de Elvo Benito, a escultura A Porteira, integra a mostra coletiva do acervo do Museu, atualmente em exibição no Salão Principal do Olho. A gravura Em nome de Deus, que pertence à coleção da instituição, e a escultura Bixo Extranho, da coleção particular do artista, também serão apresentadas, no espaço da Ação Educativa. Elvo Benito Damo foi aluno de Francisco Stockinger e é um dos artistas convidados a participar da Trienal Internacional de Gravura da Cracóvia, na Polônia, que acontecerá entre setembro e dezembro. Elvo apresentará uma xilogravura. As artistas plásticas Andréia Las e Telma Marisa Richter serão responsáveis pelo desenvolvimento das outras duas oficinas, respectivamente, de Gravura, Serigrafia e de Pintura sobre MDF. Paralelamente, no Olho, os atores Áldice Lopes e Cleverson Cavalheiro contam às crianças histórias sobre as lendas das Cataratas do Iguaçu. A atividade está sendo feita em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra, que em comemoração ao 40º aniversário do Balé Teatro Guaíra está produzindo uma nova obra, com o mesmo título: Lenda das Cataratas. Em uma única sessão, às 15h30, será exibido o filme Castelo Ratimbum, no auditório, sob a coordenação de TiomKim. Enquanto o músico Julio César Soares Coelho estará no hall do Museu, com a apresentação de seus instrumentos antigos entre eles viola, rabeca medieval e viela de arco. Destaque ainda para as exposições que estão no Museu Oscar Niemeyer: a coleção mexicana de Mestres Latino-Americanos, a arte da fotografia colorida dos Irmãos Lumière, a arte moderna na Coleção Renault, as fotografias cinematográficas de Bernie DeChant e a produção do mestre Portinari. Curador - o curador, crítico de arte e historiador americano Luís Martin Lozano faz nesta segunda-feira (13) uma capacitação gratuita sobre a coleção e os artistas que integram a mostra mexicana do Grupo FEMSA. O curso acontecerá em dois horários, das 9h30 às 12h, e das 14h às 17 horas. As inscrições podem ser feitas pelo email educativo@mon.org.br Entre as 41 obras em exibição na exposição de mestres latino-americanos estão trabalhos assinados por Frida Kahlo, Diego Rivera, Ángel Zarraga, Remedios Varo, José Orozco, Leonora Carrington, Rufino Tamayo, Fernando Botero, Wifredo Lam, Soto e outros. Iniciada em 1977, a coleção do Grupo FEMSA é reconhecida como uma das mais importantes coleções privadas latina. Para traçar um panorama da arte latina, a mostra foi organizada a partir de cinco núcleos temáticos: Influência do Cubismo nos pintores da América Latina, O retrato e a paisagem como testemunhas da identidade, A contribuição estética da América Latina para a arte universal, Incorporação do Surrealismo na plástica latino-americana e Abstração e Informalismos. Serviço Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e para o público em geral no primeiro domingo de cada mês.