A Secretaria de Estado do Meio e Recursos Hídricos promoveu neste fim de semana, em Foz do Iguaçu, uma oficina de reciclagem para confecção de sacolas feitas de reaproveitamento de banners. Participaram da oficina aproximadamente 250 pessoas, sendo que o mais curioso foi que 30% dos participantes eram homens.
O secretário Rasca Rodrigues lembrou que todos os interessados em promover oficinas de reciclagem podem procurar a Secretaria do Meio Ambiente.
“O material utilizado nos banners, plástico e poliéster, demora centenas de anos para sumir do meio ambiente e as bolsas retornáveis são uma ótima opção para seu reaproveitamento”, destacou o secretário.
Além das bolas, durante as oficinas são ensinadas técnicas para confecção de aventais, nécessaire, estojo (penal), sacolas para supermercado, bornal (bolsa transversal) e capa para máquina de lavar roupa.
O coordenador das oficinas e assessor técnico da Secretaria, José Dionir Zeco Paz, conta que o mais estimulante é que as bolsas já têm um mercado garantido.
“Geralmente os interessados já estão com a venda dos produtos certa e as encomendas fechadas. Para que se tenha uma idéia a oficina, a oficina deste fim de semana, já começou com uma encomenda de 200 bolsas”, enfatizou Paz.
Ao todo, já foram realizadas 16 oficinas e aproximadamente 1500 pessoas passaram pelo processo de aprendizagem.
As oficinas passaram por Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Curitiba, Lapa, Tunas do Paraná, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Palotina.
“O interessante é que durante as oficinas, geralmente, os interessados já estão com encomendas para confeccção de bolsas. Neste fim de semana, teve um pedido de 200 bolsas”, enfatizou Zeco.
A próxima oficina acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Campo Mourão, região Central do Estado.
HISTÓRICO - As sacolas retornáveis foram descobertas pelo Programa Desperdício Zero para acondicionar de forma ambientalmente correta os materiais distribuídos durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente. O Programa tem como objetivo reduzir a quantidade de lixo gerada no Estado e para isso estimula a reciclagem dos materiais.
A primeira oficina foi realizada em maio do ano passado,em Palotina, região Oeste do Estado, durante o “Paraná em Ação”.
Na oficina de Foz, a secretaria contou com o apoio do grupo de escoteiros Guairacá, Sesc/Senac, Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Rotary Club, Universidades UDC e Anglo-Americano.
SERVIÇO:
Para maiores informações e agendamento de oficinas entrar em contato através do número (41) 3304-7852/7796 ou pelo email jzecopaz@pr.gov.br
Oficina que ensina confeccionar bolsas recicláveis percorre o Paraná
As oficinas têm como objetivo reforçar a importância da reciclagem dos materiais e seus benefícios à natureza, além de oferecer mais uma alternativa de renda aos mais necessitados
Publicação
29/06/2009 - 19:10
29/06/2009 - 19:10
Editoria