A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio de sua vinculada, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, realizou nos dias 12 e 13, a Oficina para Eleição de Prioridades de Pesquisa em Saúde do Programa de Pesquisa para o SUS. Após os dois dias de debate, foram definidas 24 linhas de pesquisa que deverão ser contempladas no edital do Programa PPSUS a ser lançado pela Fundação Araucária. O programa é desenvolvido em parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde.
A oficina discutiu quatro eixos temáticos definidos pela Secretaria da Saúde com base no Plano Estadual de Saúde: “Gestão do Trabalho e Educação em Saúde”, “Gestão em Saúde”, “Rede de Atenção à Saúde” e “Saúde e Meio Ambiente”. Os temas discutidos e as linhas de pesquisa escolhidas foram definidos de acordo com os problemas prioritários evidenciados pelo SUS.
Segundo Vaneide Marcon Cachoeira, representante do Decit/ Ministério da Saúde, o Programa PPSUS é direcionado a atender as carências do SUS. “Esse diálogo é imprescindível, porque consegue identificar as necessidades de pesquisa no estado”, afirmou. De acordo com Vaneide, um dos objetivos do PPSUS é a descentralização das pesquisas em saúde. Houve um aumento de recursos para este edital: ano passado, os recursos somaram R$ 900 mil, e o edital deste ano destinará R$ 6 milhões para as pesquisas em saúde (4 milhões do Ministério de Saúde e 2 milhões da Fundação Araucária).
Para o professor Roberto Ferreira Artoni, do departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o programa é diferenciado por aliar a secretaria, o ministério e as universidades. “Não é um simples caso de interferência. A academia se sente fechada, sem poder ajudar. Assim (com a oficina), sabemos onde podemos ajudar”, disse Artoni.
Oficina define prioridades de pesquisa em saúde
Foram debatidos quatro eixos temáticos definidos pela Secretaria da Saúde com base no Plano Estadual de Saúde
Publicação
13/11/2008 - 18:25
13/11/2008 - 18:25
Editoria