Oficina de robótica traz filhos de catadores de material reciclável

As crianças vão ajudar a construir a Princesa Leopoldina com material descartado
Publicação
04/09/2010 - 16:38
Editoria
A oficina de robótica montada no Paraná em Ação está recebendo grupos de crianças e adolescentes pertencentes ao projeto Eco Cidadão. São filhos de pais e mães catadores de material reciclável de Curitiba e Região metropolitana que participam da oficina de robótica e pretendem montar um robô em homenagem à princesa Leopoldina, para fazer companhia a D. Pedro II, que acompanha o evento desde 2007
Segundo o coordenador-geral do programa Marcírio Machado Sobrinho, os robôs fazem muito sucesso no Paraná em Ação. A robótica já montou robôs que lembram D. Pedro II, Roberto Carlos, Michel Jackson e bandas de rock.
O coordenador do projeto “Robótica sem Mistério - Desafio para Futuros Campeões”, Mauricio Beltrão Fraletti que está à frente da oficina de robótica disse que a participação das crianças é muito importante.
“Quando fomos chamados por algumas associações para que pudéssemos dar um destino correto ao lixo eletrônico coletado nas ruas, fomos informados da preocupação dos pais com o contra-turno escolar”, disse Fraletti.
“Muitas mães não têm com quem deixar seus filhos no período oposto às aulas e acabam levando as crianças junto com elas para o trabalho de coleta. Nossa proposta é ensinar essas crianças a separar o lixo que pode ser usado nas oficinas evitando que vá para nos lixões”.
Os irmãos Eduardo (13 anos) e Eduarda (12) Januário Silva, do bairro do Uberaba, ficaram encantados com o que viram. “A gente aprende aqui que muito material coletado nas ruas não deve ir para o lixo. Ele pode ser reaproveitado, numa brincadeira legal como essa de montar robôs”, analisou Eduardo. Roverval de Oliveira, o Binho (14), disse que sempre gostou de mexer com eletrônicos. “Vi que não é tão complicado assim, mas que temos que ter cuidados”, afirmou.
O Paraná em Ação está recolhendo o lixo eletrônico até terça-feira (7). Essa é a oportunidade para as pessoas doarem computadores, mouses, teclados, impressoras, telefones fixos, fax e celulares, carregadores, aparelhos e fitas de vídeo, CDs, Dvds e vídeo games, toca-discos, 3 em 1, torradeiras, liquidificadores e batedeiras que não usam mais ou não funcionam.