“O caminho é as pessoas acreditarem que existe o amanhã e que ele se estende para futuro”. A afirmação é do produtor rural Avelino Pavezi, 70 anos, do Sítio Fonte Viva, da Comunidade Itaquaroçu, de Marumbi, ao avaliar a importância de estar participando da Oficina Regional de Idéias para o Desenvolvimento Rural, realizada hoje (dia 30), em Novo Itacolomi, com a presença de 252 participantes de 13 municípios da região do Vale do Ivaí.
Para Carlos Eduardo Vercesi, gerente regional da Emater, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a visão de território além das fronteiras do município, com desenvolvimento sustentável, está acontecendo desde 2004 naquela região Estado, onde existem quatro Fóruns Municipais estruturados. “O evento de Novo Itacolomi marca a convergência de esforços para se diagnosticar problemas comuns e buscar soluções reais na melhoria da qualidade de vida no campo, com oportunidades de emprego e renda”, assegura.
A Oficina Regional de Idéias é promovida pelo Governo do Paraná, através da Seab e Ministério do Desenvolvimento Agrário, sendo realizado pela Emater, Prefeitura e Câmara de Novo Itacolomi, Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, com apoio da Sanepar e Sicredi.
Na programação, além dos trabalhos de grupos entre os participantes, duas experiências foram apresentadas pelos municípios de Jaguapitã, que já conta com plano municipal, e São Jerônimo da Serra, Santa Cecília do Pavão, Sapopema e Nova Santa Bárbara, estes envolvidos num plano territorial.
A escolha de se realizar a oficina em Novo Itacolomi, garante José Francisco Lacerda, da Emater e coordenador geral, é uma demonstração de que pequenos municípios também podem sediar grandes eventos. “Assim é possível estimular o potencial e a criatividade dos segmentos da sociedade local, para que possam se organizar e colocar em prática as ações empreendedoras”, destaca.
Desmembrado de Cambira em 1993, Novo Itacolomi conta com 16 mil hectares com topografia ondulada e uma população de quase 3 mil habitantes, sendo que mais da metade mora no meio rural. O relevo acidentado é um forte limitante de desenvolvimento, onde a pecuária mista prevalece, mesmo sendo a grande maioria dos estabelecimentos rurais de agricultores familiares.
“A superação das dificuldades do município, lembra o extensionista da Emater José Adauto de Oliveira, se dá pelo esforço conjugado da administração municipal, governo estadual e lideranças comunitárias, empenhados em constituir Conselho e Fórum local de desenvolvimento sustentável”. Ele lembra que Novo Itacolomi está em primeiro lugar dentre os 33 municípios da região na engorda de 1 milhão de frangos por safra, além de ser pólo na produção de banana.
Oficina Regional de Idéias reúne líderes de 13 municípios
Comunidades se unem na busca de soluções reais para melhoria da qualidade de vida no campo
Publicação
30/06/2005 - 17:37
30/06/2005 - 17:37
Editoria