Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê visitam Secretaria da Segurança Pública

Futuros oficiais conheceram as ferramentas usadas na gestão da segurança pública no Paraná
Publicação
14/10/2010 - 11:20
Editoria
Na manhã desta quinta-feira (14), 28 aspirantes a oficiais da polícia militar, cursando a Academia Policial Militar do Guatupê, fizeram uma visita à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Em uma palestra, os futuros oficiais conheceram as ferramentas usadas na gestão da segurança pública no Paraná, além do funcionamento e das reais competências da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape).
O coronel Daniel Alves de Carvalho, coordenador da Cape, falou aos alunos sobre o funcionamento da secretaria, apresentando seu organograma e as ferramentas criadas para melhorar a gestão da segurança pública no Paraná, entre elas o próprio Cape.
“Na Academia, os aspirantes têm aulas teóricas sobre as matérias que abordamos aqui hoje. Essa apresentação é importante para que conheçam o trabalho desempenhado pela Sesp, mais precisamente o trabalho da Cape. São dados sobre como o trabalho policial é feito, quais são as principais carências de cada região, oferecendo assim, subsídios para que a Sesp possa encontrar soluções para os problemas e fazer uma melhor gestão da segurança pública no Estado”, disse Carvalho.
Durante a apresentação, os aspirantes perceberam a importância da criação do boletim de ocorrência unificado, criado em 2003 e implantado em todo estado em janeiro de 2007. O boletim agiliza a coleta de informações usadas para a elaboração do projeto Mapa do Crime no Estado, realizado a cada três meses.
O boletim foi criado a partir da necessidade da unificação das informações advindas das polícias civil e militar que possibilitariam a elaboração do Geoprocessamento - Mapa do Crime, também criado em 2003. As informações dos boletins são armazenadas e usadas para aprimorar o planejamento policial e subsidiar a tomada de decisões referentes à gestão da segurança pública no Paraná.
CAPE – A Coordenadoria foi criada em 2005 e tem como algumas de suas principais atribuições promover a sistematização, tratamento, análise e integração das informações e registros efetuados pelas polícias civil e militar com outras áreas de conhecimento do estado, realizando estudos e análises geocriminais e sócio ambientais, a fim de subsidiar as instâncias superiores responsáveis pela tomada de decisões nas áreas estudadas.

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