Obras revitalizam Bacia do Rio Ressaca

Além de macrodrenagem será feito o remanejamento de 250 famílias que vivem nas margens do rio
Publicação
22/10/2010 - 17:00
Editoria
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Erivelto Luiz Silveira, e o secretário municipal de Urbanismo de São José dos Pinhais, Paulo Chiesa, avaliaram, na manhã desta sexta-feira (22), o andamento das obras de revitalização da Bacia do Rio Ressaca, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram discutidas ações estratégicas de macrodrenagem, além do remanejamento de 250 famílias carentes – aproximadamente mil pessoas – das margens do rio.
A prefeitura irá investir R$ 38 milhões na recuperação ambiental e paisagística da bacia. Os recursos são da Caixa Econômica Federal, pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2), e, desse valor, R$ 2 milhões são recursos próprios do município. Toda a recuperação será executada em três etapas, sendo que a primeira já está em andamento. Ao término de todo o processo, a revitalização irá beneficiar cerca de 40 mil pessoas residentes nos limites da Bacia do Rio Ressaca, que é totalmente urbano.
Segundo o diretor da Sanepar, cabe à Companhia remanejar redes de água e de esgoto, como desenvolver ações de educação socioambiental. “O empenho conjunto da Sanepar com a prefeitura, em ações específicas e decisivas como esta, vão representar a recuperação de um rio importante para o município e toda a região, pois é um dos afluentes da Bacia do Alto Iguaçu”, afirmou Silveira.
PARCERIA – O diretor afirmou que a Sanepar respeita e colabora com o poder concedente, realizando parcerias que resultem na preservação de rios. “Estamos preocupados em revitalizar todos os rios da região metropolitana. Com projetos como este, os nossos mananciais continuarão a ter qualidade. A Sanepar cumpre o seu papel social em atender a população com água de qualidade, mas para isso também tem se preocupar com ações que recuperem e preservem os nossos rios”.
Para Chiesa, secretário de Urbanismo de São José, o projeto serve de exemplo para as demais bacias da região metropolitana. “Há uma intenção concreta da Prefeitura e da Sanepar em levar soluções por meio desta revitalização. Também está sendo muito importante a participação da comunidade que entendeu bem os objetivos e os benefícios que as obras levarão à região”.

GALERIA DE IMAGENS