As obras executadas em Curitiba obedecem ao sistema de gestão por bacias, que foi implantado pela Sanepar e hoje é referência para as demais empresas de saneamento do País. Seis bacias fazem parte do município e em todas já existem ou estão programadas obras que serão concluídas até o fim do ano que vem.
Na Bacia do Passaúna, está em fase de conclusão a rede coletora de esgoto, no Butiatuvinha. Somente nesse bairro são aproximadamente 30 quilômetros de rede, 1.305 ligações domiciliares, dois coletores troncos e um interceptor de esgoto. As obras ajudarão a proteger os mananciais que formam a represa do Passaúna, usada no abastecimento de Curitiba.
Foram selecionados pontos críticos de poluição ao longo Bacia do Rio Barigui. As obras atenderão áreas problemáticas, como o bairro Pilarzinho, em Curitiba, e ajudarão nos projetos de revitalização de ocupações urbanas na Cidade Industrial.
Na Bacia do Rio Belém, além de troca de 24 quilômetros de tubos antigos no centro, haverá obras urbanas esparsas, e nos bairros Bacacheri, Ferrovila e Parolin, 83 quilômetros de rede de esgoto possibilitarão 4 mil novas ligações numa das regiões mais problemáticas da capital, com lançamento irregular de esgoto.
As obras na Bacia do Rio Atuba, como as construções de uma estação elevatória de esgoto, do interceptor do Alto Maracanã, de 10 quilômetros de extensão, e de um coletor com cerca de 13 quilômetros de tubos, abrirão nova perspectiva de saneamento para a Região Norte da Capital. Essas obras viabilizam a implantação de 124 quilômetros de rede de esgoto e 6 mil novas ligações intradomiciliares, beneficiando os bairros Santa Cândida e Cajuru.
O Jardim Paranaense, na Bacia Padilha, receberá 37 quilômetros de rede de esgoto com 1.850 novas ligações intradomiciliares. Na Bacia do Rio Iguaçu, está em execução um dos principais projetos de reurbanização de Curitiba: a readequação do bolsão urbano Audi-União. A Sanepar atua no projeto com a implantação de 49 quilômetros de rede de esgoto, com 1.770 novas ligações de imóveis.
Ainda nesta bacia, serão implantados mais 117 quilômetros de rede esgoto, com cerca de 5.600 novas ligações prediais em 11 bairros diferentes. O destaque é o conjunto de obras no Jardim Pantanal, visando a proteção das áreas do Parque Iguaçu e do Zoológico, e nos bairros Ganchinho e Umbará. As obras realizadas nessa área possibilitarão a recuperação do recém-inaugurado Parque Lago Azul.
Obras obedecem à gestão por bacias hidrográficas
Curitiba tem seis bacias em seu território e em todas há obras em execução ou planejadas
Publicação
16/11/2009 - 12:42
16/11/2009 - 12:42
Editoria