Obras na Região Metropolitana de Curitiba, sudeste e litoral somam R$ 325,2 milhões

Informação foi divulgada durante a 6.ª etapa do Programa de Descentralização do Governo
01/07/2010 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

Os investimentos do Governo do Paraná em obras e ações de infraestrutura urbana nos 36 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Sudeste do Estado, desde 2003, chegam a R$ 325,2 milhões. A informação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, e foi divulgada nesta quinta-feira (1.º), em São José dos Pinhais, durante a 6.ª etapa do Programa de Descentralização do Governo. “Este volume de recursos proporciona desenvolvimento municipal e melhoria das condições de vida de milhares de pessoas”, disse.
O secretário destacou que, nas três regiões, incluindo a capital, grande parte dos investimentos foi direcionada à pavimentação e ao recape asfáltico de vias públicas urbanas. “Por meio do Programa Paraná Urbano foi possível financiar R$ 133,9 milhões às prefeituras para a implantação de 290 quilômetros de asfalto”, disse. Lipski destacou também a construção do Hospital Municipal de Araucária e o Centro de Municipal de Diagnóstico de Paranaguá (CMD), ambos em funcionamento, que exigiram investimento de R$ 15,4 milhões.
GINÁSIO – Uma das obras importantes que o Governo do Estado financia na região, segundo o secretário, é a construção em andamento do maior complexo esportivo da Grande Curitiba. É o Ginásio de Esportes Afonso Pena, uma obra de R$ 6,06 milhões, em São José dos Pinhais. Com área de 7.955 metros quadrados, a unidade terá quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 4.500 pessoas, sanitários, vestiários, salas de reunião, musculação e departamento médico, auditório, bilheteria, cabine de imprensa e tribuna de honra, entre outros departamentos. Outros cinco ginásios de esportes nas três regiões exigiram investimentos de R$ 4,1 milhões.
Parcela significativa de empréstimos – R$ 15 milhões – foi liberada para os municípios comprarem máquinas e equipamentos rodoviários, renovando os seus parques. “Foi financiada a aquisição de 67 veículos, entre motoniveladoras, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras, caminhões-caçamba, caminhões coletores de lixo e ônibus escolares”, detalhou Wilson Lipski. Destaque ainda para a revitalização e pinturas de fachadas do casario histórico na área central de Antonina. São 51 as edificações abrangidas e os trabalhos estão em andamento.
DESFAVELIZAÇÃO – O secretário do Desenvolvimento Urbano disse que uma das grandes obras do Governo foi realizada na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. “Recursos do FDU, de R$ 17,6 milhões, foram investidos na significativa obra social de revitalização, melhoria e desfavelização da Vila Zumbi. Foram construídos 281 sobrados, feita drenagem e proteção contra cheias e pavimentadas ruas do bairro num total de 12 quilômetros lineares”. Ainda em Colombo, outra obra importante foi a revitalização do Parque da Uva, num investimento de R$ 1,3 milhão.
Wilson Lipski falou também sobre outros investimentos nas três regiões, como a reforma e o restauro dos cineteatros da Lapa e de Paranaguá, a construção de 63 quadras cobertas e esportivas comuns em colégios estaduais,um posto de Bombeiro Comunitário em Almirante Tamandaré, três mercados municipais, sete escolas municipais, 19 creches, oito postos de saúde, além de 12 praças. “Nas três regiões estão previstos 12 centros de Saúde da Mulher e da Criança e seis Centros da Juventude, no valor de R$ 17,8 milhões. A maioria já está em construção”, acrescentou o secretário.