Obras deixam rodovia mais segura no trecho entre Londrina e Mauá da Serra

A primeira etapa das obras de recuperação da rodovia PR-445 foi finalizada pelo DER nesta semana
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12/03/2008 - 12:00
Editoria
Foi finalizada nesta semana a primeira etapa das obras de recuperação da rodovia PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, na região Norte do Estado. Os 80 quilômetros da via sofreram intervenções localizadas, com o objetivo de aumentar a segurança nos trechos com os maiores índices de acidentes. Agora, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está concluindo os estudos para a realização de obras no restante da via. De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, o DER faz um acompanhamento diário das condições da PR-445, considerada uma das principais vias da região. “Os serviços recém finalizados buscaram eliminar os trechos críticos. Agora vamos trabalhar para melhorar ainda mais a condição de tráfego na rodovia”, afirmou. Apenas nesta primeira fase dos serviços, a estrada recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões. Foram corrigidos os problemas de pavimento, além da renovação da sinalização horizontal (pintura de faixas) e da aplicação de asfalto modificado para aumentar a segurança nas curvas. “Em locais considerados mais perigosos, utilizamos um tipo de asfalto modificado por polímeros, o que torna a pista mais aderente. É uma ação que vai garantir uma viagem segura tanto em dias de sol como de chuva”, detalhou Tizzot. O secretário destacou ainda que o perímetro urbano de Londrina, segmento que registra o maior movimento de veículos, foi inteiramente restabelecido nesta primeira fase dos trabalhos. A via é considerada um dos mais importantes eixos rodoviários do Estado por ser o principal acesso do corredor rodoviário entre o Litoral, Curitiba e Londrina. “É o caminho natural de entrada e saída de mercadorias de Londrina, vindas ou com destino ao Porto de Paranaguá”, salientou o secretário. Seqüência – Os engenheiros do DER já concluíram os levantamentos técnicos necessários para a segunda fase das obras, segundo informações do superintendente regional do DER em Londrina, Wilson Bazzo. “Foi uma determinação do secretário Tizzot quando esteve visitando a primeira etapa das obras no trecho para que houvesse continuidade das intervenções”, revelou. “Os estudos técnicos já estão concluídos e nos resta apenas levantar os custos para que possamos dar início a todo o processo de licitação”, concluiu o engenheiro.

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