Obras de pavimentação de estradas rurais beneficiam mais 61 municípios do Paraná

Obras com calçamento poliédrico favorecem a produtividade local e garante acesso da zona rural aos centros das cidades
22/09/2010 - 17:20
Mais 61 municípios recebem melhorias e recuperação nas estradas rurais que cortam o Paraná. As obras de pavimentação poliédrica avançam pelo interior através do convênio entre o Departamento de Fomento Rodoviário dos Municípios da Secretaria dos Transportes e as prefeituras, com fiscalização da execução pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os convênios pertencem ao Programa de Pavimentação Poliédrica assinados em junho e contemplam 1,25 quilômetro de extensão de vias em locais diferentes dos municípios beneficiados. O investimento por município é de R$ 150 mil, sendo R$ 75 mil de responsabilidade do Estado em contrapartida de R$ 75 mil das prefeituras. Os serviços foram iniciados em meados de junho e a previsão de execução é de seis meses.
São 36 municípios da região Sudoeste que recebem as intervenções: Ampére, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Isabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Verê e Vitorino.
Na região Oeste, são 20 municípios contemplados com o calçamento poliédrico, entre os quais Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Catanduvas, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Iguatu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Lúcia, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Tupãssi.
No Norte, Quatiguá e Santana do Itararé integram o convênio. No Noroeste, o município de Farol recebe a melhoria. Já no Centro-Oeste, a liberação dos serviços é para Cantagalo e no Sul é para General Carneiro.
Segundo o secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, a pavimentação auxilia na manutenção das estradas, garantindo mais desenvolvimento às regiões agrícolas e que também são eixos de transporte para as principais rodovias do Estado.
“O convênio entre o Governo e os municípios proporcionam mais infraestrutura e crescimento às regiões, facilitando desde o transporte dos ônibus escolares até o escoamento da safra”, disse Stamm.
Jairo Minosso, do Departamento de Fomento Rodoviário dos Municípios, ressalta a importância desses investimentos que conseguem resgatar as comunidades rurais permitindo o acesso mais rápido e seguro às cidades próximas e, assim, obter serviços básicos de transporte, saúde, educação e lazer.