Obras de esgoto em Chopinzinho beneficiam 200 famílias

Sanepar e Prefeitura trabalham em parceria para dotar cidade com o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde
Publicação
24/05/2010 - 11:30
Editoria
Na última semana, Sanepar e Prefeitura de Chopinzinho assinaram termo aditivo ao contrato de concessão, oficializando mais uma parceria para a execução de novas ligações de esgoto na cidade. A parceria possibilitará a construção de 5 mil metros de rede coletora de esgoto e o atendimento de cerca de 200 famílias. Com esta obra, a cidade caminha rumo ao índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de atender 65% da população urbana com o serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico. Nesta etapa, diversos bairros serão beneficiados com a ampliação da rede, entre eles Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e Frei Vito.
Atualmente a população urbana de Chopinzinho é de 11,5 mil habitantes. Segundo dados da Prefeitura Municipal, em 2010, na média dois alvarás para novas construções estão sendo liberados diariamente. Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, “os serviços de saneamento básico devem acompanhar esse crescimento, contribuindo com o esforço de elevar a cada dia o índice de desenvolvimento do município”. O diretor de investimentos da Sanepar, Heitor Wallace, afirma que a empresa investirá R$ 285 mil nestas obras. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 12 meses.
A administração de Chopinzinho vem investindo em obras de esgoto desde 2005. “Este convênio é uma segunda etapa, depois do emissário, agora serão instalados os coletores nos bairros que ainda não tinham acesso à rede de esgoto. Assim, melhoramos a qualidade de vida e a saúde da nossa população e estimulamos o desenvolvimento do município”, disse o prefeito, Vanderlei Crestani.
De acordo com o gerente da Sanepar em Pato Branco, Gilberto Bonatto, “a última parceria proporcionou a ampliação de três mil metros de rede coletora e cerca de 2,3 mil metros de interceptores, que resultou em 140 ligações. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 300 mil e beneficiaram as localidades às margens do Arroio Moinho Velho”.
Perspectivas - o consumo de água tratada e coleta e tratamento do esgoto doméstico são indutores de saúde pública. Consumir água tratada é o primeiro passo para inibir muitas doenças. Ter o esgoto da casa afastado do imóvel e devidamente tratado impede que as pessoas sejam contaminadas por uma série de agentes causadores de moléstias.
Contudo, no novo contexto social, as empresas de saneamento não são mais as únicas responsáveis pela eficácia do sistema, conforme destacam estudos da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar. De acordo com, Eliane de Oliveira, umas das assessoras da Diretoria, “a população atendida pela empresa se torna extremamente responsável, devendo contribuir também na proteção do meio ambiente”. O usuário deve compreender que ele usufrui a água tratada que chega até a sua casa e a transforma em esgoto, em passivo ambiental.
“Por isso, a ligação correta do imóvel à rede coletora de esgoto, é de fundamental importância para a proteção dos rios e seus mananciais e que cada morador possui altíssima responsabilidade nessa ação”, afirma.

GALERIA DE IMAGENS