A secretária estadual da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, participou nesta quarta-feira (14) da abertura do II Seminário Internacional Cultura, Imaginário e Memória da América Latina, que tem como tema os Imaginários Juvenis Latino-Americanos. O seminário acontece até o dia 16 no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Thelma Alves de Oliveira fez uma reflexão sobre a juventude e lembrou que, nessa faixa etária, o ser humano carrega projeções e expectativas de outras gerações. “A juventude representa um momento de passagem que marca identidades, que define escolhas importantes, define a função social de uma pessoa”, destacou a secretária.
A professora Maria Tarcisa Silva Begas, diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR e presidente do evento, contou que o tema foi escolhido após vários debates e trabalhos sobre a juventude e o seu cenário atual. “Queremos discutir o jovem em todas as suas dimensões, não só no âmbito teórico, mas também do ponto de vista do jovem como protagonista deste cenário”, explicou.
Mais de 80 trabalhos acadêmicos serão apresentados durante os três dias do evento. Os grupos de trabalho foram divididos em oito categorias: Juventude e Trabalho Rural; Juventude e Gênero; Juventude e Mídia; Juventude e Violência; Juventude e Políticas Públicas; Juventude e Cultura; Juventude e Educação; Juventude e Cidadania.