O número de trabalhadores ocupados na indústria do Paraná cresceu 2,45% durante o mês de abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento foi acima do registrado na média nacional que, durante abril, cresceu 1,72% em relação à 2006. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgados nesta quinta-feira (14), pelo IBGE, e apontam também o crescimento expressivo no número de horas pagas para os trabalhadores no Paraná, em relação ao país.
No comparativo do primeiro quadrimestre, com relação ao mesmo período de 2006, o crescimento do Paraná também foi maior que o nacional, no total de trabalhadores ocupados na indústria. Entre janeiro e abril deste ano, o Paraná cresceu 1,84%, enquanto no Brasil o crescimento registrado ficou em 1,35%. Nesse comparativo, o destaque do Paraná foi constado também entre os três Estados da região sul do Brasil. Em segundo lugar ficou Santa Catarina, com um aumento de 1,8% no número de trabalhadores ocupados. O Estado do Rio Grande do Sul recuou quase 2,8%, em relação ao mês de abril do ano passado.
A economista da Coordenação de Indústria do IBGE, Denise Cordovil, explica que, das 18 atividades econômicas investigadas no Paraná, 12 cresceram durante o mês de abril, e 10 no primeiro quadrimestre do ano. “De forma geral o emprego na indústria está com resultados positivos nas várias comparações. No caso do Paraná, a gente observa que, entre as atividades que mais contribuíram com o resultado positivo, foram os meios de transporte, alimentos e bebidas e produtos químicos”, detalha. “O Paraná está apresentando resultados positivos em 2007, e vem melhorando gradativamente”, completa Denise.
Segundo a economista, o crescimento dos subsetores de destaque no Estado contribuem para o desenvolvimento do emprego e da economia. “Os meios de transporte são bens de consumo durável, normalmente beneficiados com oferta de créditos. O setor de alimentos e bebidas é um setor intensivo nos empregos, porque atende tanto o mercado interno como as exportações”, comenta ainda.
Horas pagas – Na análise do número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, a Pesquisa do IBGE apontou um crescimento de 1,61% na média nacional, durante o mês de abril de 2007 em relação ao mesmo mês de 2006. No período acumulado entre os meses de janeiro a abril, o aumento foi de 1%, com grande destaque na atividade de produtos químicos.
No Paraná, esse aumento foi maior que a média registrada no país, tanto no mês de abril quanto no período acumulado. No primeiro caso, o Paraná pagou 2,46% mais horas neste ano do que em 2006. Já no primeiro quadrimestre, o número de horas pagas no Estado cresceu 2,47% em relação aos quatro primeiros meses de 2006. O crescimento foi mais que o dobro da expansão nacional.
A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário é divulgada mensalmente pelo IBGE, e mostra indicadores de curto prazo, relativos às atividades industriais. Abrange as Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Os dados são informados pelas empresas que possuem unidades locais registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Número de trabalhadores ocupados na indústria do Paraná cresce mais que a média nacional
Durante o mês de abril deste ano, o número de trabalhadores ocupados na indústria do Paraná cresceu 2,45% em relação ao mesmo período do ano passado
Publicação
14/06/2007 - 17:14
14/06/2007 - 17:14
Editoria