Núcleos são treinados para novo sistema de dados dos professores

Representantes dos 32 Núcleos Regionais da Educação participaram nesta terça-feira (9), no Palácio das Araucárias, de um encontro de apresentação de detalhes da ferramenta
09/10/2007 - 17:30
Todos os 58 mil professores do Quadro Próprio do Magistério já estão com seus dados funcionais armazenados no novo sistema de informática de gestão de pessoas do Governo do Paraná. Para tirar as dúvidas e fornecer informações a serem repassadas aos docentes, chefes e assistentes dos 32 núcleos regionais da Educação participaram nesta terça-feira (9), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, de um encontro de apresentação de detalhes da ferramenta. O evento foi aberto pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e pelo diretor geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra. A migração vem ocorrendo em caráter experimental desde julho. Desde então, técnicos de recursos humanos dos núcleos da Educação fizeram três treinamentos (nos finais de julho, agosto e setembro) aplicados pela área de RH da Secretaria da Administração. Nesses treinamentos, verificou-se um por um os 58 mil registros para detectar eventuais falhas e consertar os erros. Terminada a fase de teste, os dados definitivamente passaram para o novo sistema, e a folha de pagamento deste mês será “rodada” com base nele. Para assegurar a tranqüilidade absoluta na “virada” e estar preparado para atender os professores que tenham alguma dúvida, as secretarias da Administração e da Educação decidiram reunir as chefias dos núcleos num evento só, para eliminar qualquer risco de ruído de comunicação. “Dados de outros quadros do funcionalismo já foram migrados, num total de mais de 53 mil servidores. Mas o do magistério é o maior, e tem procedimentos de folha, de remuneração, diferentes dos demais quadros. Daí a importância deste encontro, além de ser uma oportunidade de integração entre servidores que atuam na mesma área, porém situados nos mais variados pontos do Estado do Paraná”, observou a secretária Maria Marta. Cruzamento de dados - O novo sistema tem as alterações no processamento da folha de pagamento como as mais evidentes – no caso dos professores, a mudança é mais perceptível ainda, porque unifica contracheques que um mesmo professor recebe (por lecionar em mais de uma escola, ou ter mais de um “padrão” de carga horária). Entretanto, ressaltou a secretária, a nova ferramenta traz outras vantagens importantes. A criação de bancos de dados com maior gama de informações, e de cruzamento delas – o que permite ao administrador público a obtenção de relatórios mais consistentes e abrangentes -, está entre os ganhos. O diretor geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra, considerou o novo sistema como mostra de que o Governo do Paraná tem investido em educação não só com novas escolas, cursos e melhoria na qualidade do ensino. Mas, inclusive, sublinhou Bezerra, na gestão do quadro de pessoal. “Estamos utilizando os recursos da informática para esse trabalho”, afirmou.