Novos prefeitos se preparam para encontro com Governo do Estado

Evento, em dezembro, deve reunir perto de 700 pessoas para estreitar relacionamento entre gestores públicos
10/11/2008 - 14:20
Obter orientações para elaborar um programa de governo, conhecer os projetos, programas, convênios e mecanismos de repasses de verbas e financiamentos do Governo do Estado, além de estreitar o relacionamento com outros gestores públicos. Essas são as expectativas dos futuros gestores municipais que vão participar do II do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, a realizado de 3 a 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu. O encontro, que faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Paranacidade e Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, em parceria com o Sebrae-PR e a Associação de Municípios do Paraná (AMP). A solenidade de abertura, no dia 3, será presidida pelo governador Roberto Requião. SUBSÍDIOS – O encontro deve reunir 700 pessoas, incluindo boa parte dos 121 novos prefeitos paranaenses, que iniciam o mandato a partir de 1º de janeiro. Entre os nomes confirmados está o prefeito eleito de Rolândia, João Ernesto Johnny Lehmann. “Estamos ansiosos para ver o que será apresentado e trazer subsídios para aprimorar o planejamento municipal que estamos desenvolvendo”, diz. Lehmann conta que alguns secretários municipais devem participar do encontro. “Conhecendo os programas e as experiências executadas, eles podem enriquecer o trabalho que será realizado nas áreas de educação e meio ambiente na nossa gestão”, explica. Para o prefeito eleito de Laranjal, João Elinton Dutra, o encontro é uma oportunidade de iniciar o diálogo entre as governanças municipal e estadual. “Acredito que este contato vai facilitar o acesso das prefeituras aos convênios e programas desenvolvidos pelo Estado, melhorando o atendimento das demandas locais”, destaca. ALTERNATIVA – Segundo o prefeito de Rancho Alegre do Oeste, Valdinei José Peloi, todos os gestores municipais eleitos pela primeira vez a um cargo público deveriam participar do evento. “Esta é uma boa alternativa de conhecer o funcionamento das secretarias, para não perder tempo na elaboração dos projetos, garantir a liberação dos recursos e agilizar os documentos necessários para acessar os programas”, afirma. A opinião é compartilhada pelo prefeito reeleito de Rio Negro, Alceu Swarowski, que vai participar pela primeira vez do encontro. “Nosso objetivo é conhecer o que o Governo do Estado tem a disposição para agilizar a liberação de recursos que serão investidos em melhorias para o município. Isso vai contribuir para que nós, enquanto gestores, tenhamos maior capacidade de propor soluções objetivas para questões locais”, destaca. ATUALIZAÇÃO – Entre os gestores municipais que vão marcar presença no evento pela segunda vez está o prefeito reeleito de Cafelândia, Estanislau Mateus Fraunes, que pretende atualizar os conhecimentos quanto aos programas oferecidos. “De um ano para outro há muitas mudanças. Por isso é importante saber o que pode ser viabilizado e as responsabilidades que temos de assumir em cada projeto. Conhecendo os caminhos, reduzem-se as dificuldades”, conta. Mesma condição da prefeita reeleita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida Raggiotto de Oliveira, que participou do primeiro encontro, realizado em 2004. “As orientações fornecidas na edição anterior serviram como ponto de partida para o início das atividades administrativas no nosso primeiro mandato”, destaca. Para este ano, a prefeita aposta na troca de experiências para dinamizar a gestão municipal. “Os diversos pontos de vista apresentados para a resolução de questões semelhantes as do município, bem como as iniciativas empregadas, podem ajudar na solução de problemas locais. Esta interação por si só já é um grande aprendizado”, diz. Serviço: as inscrições para o evento são gratuitas e podem ser efetuadas pelos site www.liderespublicos.pr.gov.br. Informações: (41) 3254-7244 ou (41) 3350-3341.