O novo sistema de controle operacional desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Polícia Militar do Paraná, denominado SiscopWeb, irá centralizar o cadastro de ocorrências recebidas e atendidas pela PM. O sistema também vai possibilitar maior agilidade no planejamento de ações com o objetivo de reduzir a criminalidade. “Esta agilidade é importante para que possamos melhorar sempre e cada vez mais o atendimento aos paranaenses”, disse o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti, no lançamento do SiscopWeb, nesta terça-feira (12) no quartel do Comando Geral da PM, em Curitiba.
De acordo com o chefe da DTI, major Loemir Mattos de Souza, as vantagens do novo sistema incluem manutenção mais simples e rápida, a possibilidade do uso de software livre nas estações de trabalho, a centralização dos dados para criação de um banco de dados, o controle das ocorrências em tempo real e, ainda, a possibilidade de uso dos dados captados no geoprocessamento. “A partir dele, podemos montar mapas para operações a qualquer momento”, disse o major.
Unificação – Souza explicou que a base de dados será única. “Significa dizer que poderemos saber em tempo real, por exemplo, quantos acidentes e trânsito estão sendo atendidos”, afirmou. O diretor presidente da Celepar, que trabalhou em conjunto para desenvolvimento do sistema, Marcos Vinícius Mazoni, esteve na apresentação. “Para nós é bom ter parceiros como a Polícia Militar. É a idéia de um trabalho de cooperação entre as áreas de governo”, comentou. Pelo cronograma de implantação, o novo sistema deverá estar operando a partir de novembro.
O atual sistema, conhecido por Siscop, em moldes mais simples do que este que foi apresentado, existe em Curitiba e em outros seis municípios paranaenses. Nestas cidades, a PM consegue ter um controle mais sistemático das ocorrências e planejamento facilitado das ações. “Estaremos estendendo esta mesma realidade a todos os municípios paranaenses”, disse o major Mattos. Ele lembrou que não serão necessários grandes investimentos para colocar em funcionamento o sistema. “Já vencemos diversas barreiras. Agora temos pela frente a montagem da base de dados, conforme a necessidade da Secretaria da Segurança Pública e a normatização do sistema, para que haja a continuidade”, disse.
Integração – Esse novo sistema possibilitará uma integração ainda maior das ações desenvolvidas pela Polícia Militar com as ações da Polícia Civil. Isto porque será a porta de entrada para a confecção do Boletim Único, que posteriormente servirá de suporte para o programa de geoprocessamento. Além disso, a partir do SiscopWeb também poderão ser criados os Centros Integrados de Operações de Segurança Pública. O Ciosp, que já existe em Curitiba, reúne, numa mesma central de atendimento, a PM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. “Não podemos mais pensar em ações isoladas. A população quer respostas rápidas e isso só é possível com integração”, disse Pancotti.
Novo sistema vai centralizar dados de ocorrências policiais
Tecnologia apresentada nesta terça-feira permite melhor planejamento de operações da Polícia Militar
Publicação
12/07/2005 - 18:10
12/07/2005 - 18:10
Editoria