Quem precisa de um atestado de antecedentes criminais agora pode ter o documento emitido imediatamente. O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) estreou em novembro um novo sistema online, que permite que em poucos minutos o documento seja entregue ao cidadão. O programa foi desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em software livre.
Com o novo sistema, a consulta aos dados e informações do solicitante é feita online, no momento do pedido. A emissão só não será imediata se houver algum problema no cadastro ou nas informações. Nesse caso, o requerente recebe um protocolo, que permite acompanhar a situação do documento via internet, no endereço eletrônico do Instituto — www.ii.pr.gov.br.
Até agora, o processo de emissão do atestado tinha várias etapas. O interessado precisava ir a um posto de atendimento, protocolar a solicitação. Daí, o pedido era enviado ao Setor Criminal, na sede do IIPR, em Curitiba. O documento só era emitido após a análise do pedido. Após ser impresso pelo IIPR, o atestado era enviado, via malote, ao posto de identificação. Era, então, entregue ao solicitante.
O novo sistema está sendo implantado em todos os postos de atendimento do IIPR no Estado. Além de Curitiba, o sistema online já funciona em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão e Apucarana. Até o final da semana, as regionais de Francisco Beltrão, Pato Branco, Laranjeiras do Sul e Guarapuava também terão o novo sistema.
Em janeiro, é a vez de São Mateus do Sul, União da Vitória, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Paranavaí e Umuarama. A Celepar prevê que até o final de março o sistema estará implantado em todo o Estado. Segundo a analista Débora Ruedell, coordenadora técnica do projeto, além do desenvolvimento, implantação e manutenção do novo sistema, a Celepar também treinou os funcionários do IIPR.