Desde o último dia 18, o processo de registro de veículos feitos pelo Detran-PR está sendo feito por meio de um novo sistema eletrônico desenvolvido pela Celepar – Informática do Paraná, em software livre. Entre as inúmeras funcionalidades, o novo sistema apresenta um maior nível de segurança com a criação de um código numérico que elimina o problema de documentos, em branco, furtados.
Segundo informações do Detran, de 1989 até 2006 foram furtadas 12.038 cédulas em branco de documentos de veículos. A criação do código numérico para os certificados de registro de veículos (CRVs) é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelecida pela Resolução 209/06. Para atender a essa demanda, a Celepar construiu uma sala de segurança equipada com câmeras, detector de fumaça, porta corta-fogo e com acesso somente com a impressão digital. Ainda nesta etapa, foram implantadas outras funcionalidades do sistema, como a de controle de distribuição e emissão de CRVs e a de finalização de processos de registro de veículos.
A implantação do código numérico de segurança não implica na necessidade de emissão de um novo CRV, que só será emitido no próximo licenciamento ou transferência do veículo. O cronograma de implantação do novo sistema prevê mais três fases: até março serão implantadas as funções de requisição, correção, apropriação, finalização e consulta de processos de veículos; até julho, a de controle de débitos; até outubro, a de atendimento de serviços administrativos; e até dezembro a de requisição e apreensão de liberação de veículos, controle de placas e licenciamento anual.
Entrega rápida - Com a implantação do novo sistema todos os documentos de CRV estão sendo impressos pela Celepar. Durante a primeira semana de testes, a empresa mostrou eficiência acima da média, entregando os documentos ao Detran antes do prazo previsto. A partir da recepção dos processos, num prazo de 9 horas a empresa entrega os CRVs ao Detran para a respectiva distribuição na capital e no interior. No dias de pico, o volume de impressão chega até a 9 mil CRVs por dia.
O uso de programas de computador de código aberto, além do domínio tecnológico por parte dos técnicos, que inclusive podem adaptá-los conforme as necessidades dos clientes, tem permitido a economia de recursos por parte do Estado, já que não é preciso o pagamento de licenças. No caso dos sistemas desenvolvidos para o Detran, a estimativa é de que somente com a utilização de um banco de dados em software livre, o PostgreeSQL, foram economizados mais de R$ 5 milhões, segundo informou o presidente da Celepar, Marcos Mazoni.
Novo sítio - A partir do próximo dia 1º de janeiro, a Celepar começará a produzir o novo sítio do Detran-PR na internet. Utilizando o gerenciador de portais desenvolvido em software livre, o XOOPS (eXtensible Object Orinetede Portal System), o novo sítio terá um portal de internet destinado ao público em geral e um portal de intranet que será utilizado para comunicação entre os funcionários. O conteúdo do novo sítio será gerenciado pelo próprio Detran.
Junto com o novo sítio serão implementadas diversas alterações em aplicativos utilizados para a impressão de guias de recolhimento (GRPR), já que a partir do dia 1º de janeiro a arrecadação do Detran será feita somente pelo Banco do Brasil.