Novo sistema de dados já alcança 90% do funcionalismo do Paraná

07/11/2007 - 16:39
Com o processamento mais recente da folha de pagamento do quadro do magistério, o novo Sistema de Integrado de Informática de Gestão de Recursos Humanos que vem sendo implantado pelo Governo do Paraná alcançou 90% dos cargos da ativa cujos quadros têm a folha centralizada na Secretaria da Administração e da Previdência. O novo sistema concentra dados e informações funcionais dos servidores numa base única, o que permite mais opções de cruzamentos desses dados e, assim, a obtenção de maior variedade de relatórios estatísticos e gerenciais mais abrangentes. Dos quase 161 mil pagamentos de servidores públicos da ativa, da administração direta e autárquica do governo, em torno de 144,5 mil são gerenciados pela Divisão de Cadastros de Recursos Humanos da Secretaria da Administração. Da mesma administração direta e autárquica, estão de fora, basicamente, os cargos das universidades estaduais, da Emater e das chamadas “empresas dependentes”, ou seja, aquelas que têm o pagamento dos salários feitos com recursos do Tesouro do Estado (Claspar, Mineropar e Tecpar, por exemplo). TESTES - E, dos 144,5 mil pagamentos sob gestão da Secretaria da Administração, cerca de 131 mil estão incluídos – ou pouco mais de 90% - no novo Sistema Integrado de Informática de Gestão de Recursos Humanos. A transferência ocorre gradativamente porque exige uma série de testes e checagem das informações, para evitar que qualquer dado se perca ou seja transferido erroneamente. Assim, embora a migração fique a cargo da Celepar e da Secretaria da Administração, para o êxito da implantação foi necessária uma integração bastante precisa com as unidades de recursos humanos das outras secretarias e órgãos, conforme ressalta a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon. “É importante destacar nesse processo de migração para a nova ferramenta o trabalho conjunto com as demais secretarias e órgãos. O caso da Educação, durante a mudança dos dados do magistério, é um bom exemplo. Foram três meses consecutivos de testes e treinamento com o pessoal dos recursos humanos dos núcleos. No final, reunimos em Curitiba os chefes e assistentes dos núcleos regionais, de todo o Paraná, para a apresentação do sistema e esclarecimento das dúvidas [foto]. Essa união certamente contribuiu para que não acontecessem transtornos”, diz Maria Marta. FOLHA DE OUTUBRO - Do quadro do magistério, citado pela secretária Maria Marta, foram migrados para o novo sistema todos os 56,2 mil pagamentos dos professores estatutários, dos ensinos fundamental e médio. O trabalho se iniciou, experimentalmente, em julho, e a migração se deu, de forma definitiva, na última folha de pagamento (outubro). Atualmente, estão sendo migrados os dados dos cargos em comissão (dos 3,6 mil, 1 mil já terminados). Antes, já tinham sido migrados os dados quadro próprio do Poder Executivo (33 mil cargos, em julho de 2006); do pessoal do Iapar (800), dos procuradores (150) e do advogados (150), em março de 2006; dos contratos temporários, a partir de 2005 (hoje são 18,5 mil cargos); e das polícias Civil (inclusive delegados e peritos oficiais) e Militar, em março de 2004. Em outubro de 2002, haviam sido mudadas as informações referentes aos auditores fiscais (1,2 mil).