A Agência de Fomento do Paraná (AFPr) implantou no início da semana a sua primeira aplicação corporativa disponibilizada através do seu novo portal na internet. A aplicação foi desenvolvida em ambiente de software livre a partir do modelo de Framework (ferramentas para produção de sistemas eletrônicos) desenvolvido pela Celepar (Companhia de Informática do Paraná).
A nova aplicação se destina ao controle de inadimplência das operações de microcrédito – linha de financiamento com aproximadamente oito mil contratos ativos. Envolve a geração, controle e envio de correspondências aos clientes notificando os seus débitos, seguidas, nos casos necessários, da inclusão e controles junto aos órgãos de proteção de crédito como Serasa e SPC.
Segundo Renato Maçaneiro, gerente de Tecnologia de Informação da Agência de Fomento, estas funcionalidades substituem e aprimoram procedimentos antes suportados por um aplicativo desenvolvido em sistema proprietário - conhecido como Lotus Notes - e reformulam os mecanismos de controle de inadimplência da AFPR.
Estes controles envolvem vários agentes que participam das operações de microcrédito, em especial os agentes regionais de crédito que atuam em 327 municípios do Estado.
Esse aplicativo pode ser acessado por todos os agentes através do novo portal “FomentoNet”, que também disponibiliza o acesso a outros serviços, como por exemplo, a consulta aos extratos dos contratos e a manutenção de todas as tabelas de apoio e controle.
A solução foi desenvolvida na plataforma Java num esforço conjunto das equipes técnicas da Agência de Fomento e da Celepar que aplicaram nesse projeto todos as ferramentas do Framework organizado pela empresa governamental.
O projeto também contou com a participação dos técnicos da Gerência de Inovação Corporativa (GIC) e da Divisão de Tecnologias (GTI/DITIS), da Celepar. Desenvolvedores da Gerência de Desenvolvimento de Soluções (GDS-C), que ofereceram suporte na utilização de ferramentas adicionais como o JCargas, que facilita as transferências de dados entre as diversas plataformas envolvidas e o banco de dados Oracle.
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Soluções da Celepar, Fernando José Fendrich, este aplicativo representa um avanço na utilização da tecnologia da informação no âmbito do governo paranaense. “Do ponto de vista técnico, superamos o desafio de assimilação de uma nova tecnologia de desenvolvimento, no caso a utilização da linguagem Java, através do Framework Celepar”, destacou Fendrich, para quem o fato do projeto ser desenvolvido por uma equipe híbrida assegurou um novo patamar de qualidade e produtividade no desenvolvimento de soluções.