Novo presidente visita sede do Iapar

30/12/2010 - 15:20
O diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, recebeu o engenheiro agrônomo Florindo Dalberto, indicado pelo Governo Estadual recém-eleito para ocupar a Presidência do Instituto no mandato que iniciará em 2011.
A reunião teve por objetivo permitir à nova diretoria uma visão da situação atual, compromissos e principais ações em andamento no Instituto Agronômico do Paraná, de forma a favorecer administrativamente a transição entre as gestões.
Além de relatório detalhado – técnico, financeiro, de infraestrutura e de pessoal apresentado na reunião, foi disponibilizado outro, contendo balanço das ações realizadas e em andamento, indicando em que situação a atual gestão transfere o Iapar para a nova.
Para Picheth, o contato direto e pessoal entre os gestores auxilia para que a passagem administrativa se dê com mais efetividade e para que não haja disrupção da agenda institucional.
Os novos dirigentes foram informados que desde o início da atual gestão foram definidos cinco eixos básicos para enfrentar vários desafios e a complexidade de um órgão de importância nacional e internacional.
Por isso o trabalho desenvolvido foi pela recuperação, modernização, aumento da infraestrutura física, sem esquecer da criação de mecanismos de estimulo funcional e contratação de novos servidores.
Também não passou despercebida a necessidade da regionalização de estruturas de pesquisas para melhor desenvolvimento e inovação em todas as regiões do Paraná.
Complementando o planejamento através dos cinco eixos, o Iapar, passou a ter maior presença institucional no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e também nas redes internacionais com alianças e intercâmbios com países de todos os continentes.
Depois dessas informações iniciais, o novo Diretor-Presidente, Florindo Dalberto, foi informado que no ano de 2010 o Iapar comprou 130 tratores, inaugurou 7 obras e ainda tem em fase de acabamento outras 6 obras, nas cidades de Londrina (2), Pato Branco (2), Paranavaí e Ponta Grossa.Todas são elas que vão aumentar a capacidade de pesquisas e melhorar as condições de trabalhos à todos servidores de todas as estações espalhadas no Estado.
Mesmo com todos estes investimentos, compra de maquinário e insumos, renovação da frota de carros, construção de laboratórios, o Iapar chega ao final de 2010 com um superávit no caixa de 10 milhões de reais, do PAC, sendo 6 milhões de reais para obras e os outros 4 milhões de reais para equipamentos.
Esse salto de qualidade nos diversos setores do Instituto só foi possível com o aumento dos recursos colocados no orçamento ao longo do tempo.
A diretoria que está encerrando esse período chegou ao Instituto com orçamento anual de 25 milhões e hoje entrega para a nova diretoria um orçamento aprovado para 2011 de 110 milhões de reais.
Além dos recursos o trabalho realizado em todas as estações e pólos, só foi possível com o capital mais importante, que são nossos funcionários, que sempre levaram, e com certeza vão continuar levando o Iapar aos recantos do Paraná, seja no pequeno produtor de leite, na pequena roça de feijão e também aos grandes produtores, porque hoje a agricultura do Paraná e do Brasil precisam dos conhecimentos gerados pelo Iapar.