Um fórum interativo marcou o pré-lançamento do novo projeto gráfico do portal de serviços do governo do Paraná nesta terça-feira (08). O secretário de Assunto Estratégicos, Nizan Pereira, e o presidente da Celepar – Companhia de Informática do Paraná, Marcos Mazoni, responderam perguntas de internautas. O projeto gráfico traz maiores facilidades ao usuário, que tem acesso a vários serviços já através da primeira página do portal. O endereço do portal com o novo projeto é www3.pr.gov.br, ou através de link “Conheça o novo Portal do Governo do Paraná” na página principal do governo www.pr.gov.br.
Durante os próximos quinze dias, a Celepar estará recebendo sugestões para, então, formalizar o lançamento do Portal do Governo. “O novo portal de serviços foi concebido para que o cidadão tenha referência para o exercício da cidadania”, informou o secretário Nizan Pereira. Uma das metas do governo do Estado é a inclusão digital, por isso irá investir para facilitar o acesso da população aos benefícios proporcionados pela internet.
Mazoni lembrou que o portal está em construção. O projeto pretende consolidar uma nova concepção de atendimento. “A sociedade já transpôs a fase em que este tipo de portal ‘empurrava’ os serviços. Agora o nosso foco é o cidadão, com a tecnologia a serviço da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou. E para facilitar a vida do usuário, a primeira página oferece o acesso direto aos órgãos com maior procura. É o caso do Detran, Agência de Rendas, Correio e Secretaria do Trabalho, Emprego e Ação Social.
Entre janeiro e fevereiro deste ano foram feitos mais de 34 milhões de acesso ao Portal do Governo. O site mais procurado é o do Detran, com uma média de 4,5 milhões de acessos por mês. Além dos serviços e informações sobre órgãos do governo estadual, ainda é possível entrar em sites de serviços dos governos federal e municipal.
O usuário que entrar no novo portal vai notar que ele ficou muito mais ágil. Ao lado esquerdo da página estão listados os órgãos e serviços disponíveis. Ao levar o cursor sobre cada um deles, aparecerá um menu para o usuário escolher a alternativa mais adequada.
As mudanças do novo portal de serviços do governo do Estado não se restringem apenas ao projeto gráfico e à agilidade de acesso. A utilização de softwares livres permite que sejam realizadas alterações no projeto pelo próprios técnicos da Celepar que o conceberam, sem custos adicionais em função disso. Através do portal, é possível ter acesso a 9.200 diferentes links.
Fórum interativo – O fórum interativo realizado para o pré-lançamento teve a participação de vários internautas que quiseram saber mais sobre os serviços prestados através do portal. Um usuário perguntou o que o governo está fazendo para acabar com o “analfabetismo digital” no Paraná. O secretário Nizan Pereira ressaltou que a inclusão digital é um compromisso do governo estadual, enumerando projetos em áreas como a educação.
“Queremos que o símbolo da cidadania também passe pela comunicação através da tecnologia. A proposta é de que a tecnologia da informação deixe de ser um instrumento de dominação para ser um instrumento de democratização”, concluiu o secretário.
O presidente da Celepar, Marcos Mazoni, informou que há um amplo projeto em andamento que prevê maneiras de levar a informação via internet às cidades mais pobres do Paraná. “Pretendemos promover a inclusão digital nas cidades com menores índices do IDH – índices de desenvolvimento humano”, revelou.