A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está trabalhando com um novo computador de grande porte, o mainframe z-10-Enterprise Class, da IBM. O equipamento, com capacidade de processamento de 415 milhões de instruções por segundo, marca uma nova etapa de modernização de da infraestrutura da Celepar e amplia a sua capacidade de processamento de dados.
Para o presidente da Celepar, José Antonio de Castro, a entrada em operação do novo equipamento consolida a capacidade da empresa em atender todas as demandas do Governo do Paraná, dando mais agilidade aos processos de armazenamento e transmissão de dados, o que possibilitará mais agilidade de resposta às suas demandas de negócios. “Trata-se de um processo de crescimento que faz jus àquilo que todos esperam da Celepar”, acentuou Castro.
A migração para o novo computador dos cerca de 300 sistemas que estão instalados no z-890, a antiga versão de mainframe utilizada pela Companhia, deverá durar pelo menos seis meses. Entre os sistemas que migrarão para o novo equipamento estão alguns de alta complexidade, como os que controlam a expedição e a situação das carteiras de habilitação e o licenciamento de veículos (Detran), a expedição das notas fiscais eletrônicas (Secretaria da Fazenda), os boletins de ocorrências (Segurança Pública) e todos os aplicativos da Secretaria de Planejamento e da Governadoria.
Um dos critérios da Celepar para a escolha das especificações do z-10, foi o da sustentabilidade. Além de ser projetado para reduzir o consumo de energia e economizar espaço, o equipamento alia desempenho e capacidade de crescimento e consolidação de processamento em larga escala, maior segurança e disponibilidade. A Celepar investiu R$ 2,6 milhões na aquisição do novo equipamento.
Novo computador de grande porte aumenta capacidade de processamento da Celepar
A Celepar investiu R$ 2,6 milhões na aquisição do novo equipamento
Publicação
04/10/2010 - 17:40
04/10/2010 - 17:40
Editoria