O coronel David Antônio Pancotti tomou posse na manhã desta sexta-feira (25) no cargo de comandante geral da Polícia Militar do Paraná com o objetivo de integrar ações de repressão à criminalidade e reforçar a qualificação dos policiais militares. A solenidade foi presidida pelo governador Roberto Requião, secretários de Estado, autarquias, representantes do Exército e dos poderes Legislativo e Judiciário.
O novo comandante geral da PM afinado com a política do governador, afirmou que irá priorizar o investimento na qualidade do treinamento do policial. “Queremos dar uma doutrina de trabalho ao nosso efetivo voltado ao policiamento comunitário, para isso vamos ter que revitalizá-lo na sala de aula, promovendo cursos rápidos dentro da corporação, para habilitá-lo ao exercício desse tipo de policiamento”, disse Pancotti. “Vamos investir na qualificação do nosso homem para que ele preste bons serviços à comunidade, assim como as empresas privadas investem em seus quadros”, comparou.
Pancotti também vai trabalhar na expansão das Ações Integradas. Essas ações são realizadas em conjunto com a Polícia Civil, conselhos tutelares, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e secretarias municipais, que hoje são realizadas em Curitiba. As Ações Integradas estão sendo iniciadas na região metropolitana pelos municípios de São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, por determinação do governador.
Em relação à unificação das polícias, o coronel Pancotti prefere o termo integração e auxílio nas ações de Polícia Militar e Polícia Civil. Segundo ele, é necessário oferecer condições técnicas e capacitar cada segmento para que o policial possa exercer sua atividade de forma alinhada e adequada. “A lei já permite que cada um execute sua tarefa e o faça bem. Só falta integrar as informações e já estamos trabalhando nisso, com um programa de geoprocessamento que está sendo desenvolvido pelo governo”, completou.
Perfil — O coronel David Antônio Pancotti é nascido em Campinas (SP), tem 46 anos, sendo 31 deles a serviço da Polícia Militar. Ele é bacharel em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, formou-se no curso Superior da Polícia Militar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também no Curso de Formação de Oficiais da PM, na Academia do Guatupê. Nos últimos quatro meses ele exercia o cargo de subcomandante e de chefe do Estado Maior da PM e também chefiou a Comunicação Social da PM, o Batalhão de Choque, o 12º, o 13º e o 17º batalhões da PM, a Academia do Guatupê, entre outros cargos.