Novo Serviço de Saúde ao Servidor começa a ser colocado em prática

Número de hospitais da rede de atendimento de saúde do servidor estadual vai passar de 11 para 78
11/05/2004 - 00:00
O governo do Paraná começa a colocar em prática o projeto de ampliação da rede do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) do servidor público. Nesta terça-feira (11), ocorreu a audiência pública que dá a largada oficial no processo de licitação para a contratação de hospitais que serão credenciados para oferecer os serviços. Na ocasião, foi feita uma apresentação de detalhes do projeto, que vai beneficiar 360 mil pessoas, entre servidores da ativa, inativos e dependentes. Cerca de 50 pessoas – a maioria representante de hospitais e clínicas – participaram do encontro, realizado no Centro Administrativo Santa Cândida. O próximo passo agora é a elaboração do edital de licitação. A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) espera encerrar todo o processo (o que inclui o credenciamento dos hospitais) até o mês de agosto. Novo SAS - Com o novo SAS, o governo do Estado vai aumentar de 11 para 78, até o ano que vem, o número de hospitais e clínicas credenciados pelo sistema. Ainda para este ano, a meta é atingir 42 estabelecimentos. A quantidade de regionais do SAS (entre macro e mesorregionais) passará das 16 existentes hoje para 39. Assim, ainda em 2003 deverá cair em mais da metade a distância média entre os postos de atendimento e a moradia do beneficiário. Hoje, 97% dos servidores e dependentes se deslocam em torno de 100 quilômetros (alguns casos até 200 quilômetros) para serem atendidos. O objetivo do novo SAS é fazer diminuir essa distância para 50 quilômetros até o fim deste ano, e para 20 quilômetros em 2005. Municípios - O processo de licitação para a ampliação do SAS prevê nova contratação de hospitais em 13 municípios de maior porte, já atendidos pela rede, e a inclusão de novos estabelecimentos em mais três outros municípios que foram incluídos no projeto (as chamadas macrorregionais). Os hospitais e as clínicas que vencerem o processo ficarão encarregados de, em 30 dias, contratar estabelecimentos em outros 25 municípios de menor porte (as mesorregionais): tanto nos três que já fazem parte da rede do SAS e em mais 22 que passarão a ser contemplados com a ampliação do sistema. Hoje, de acordo com dados da Seap, o SAS efetua, mensalmente, 42 mil consultas, 61 mil atendimentos ambulatoriais e 1,2 mil internações. O custo total do sistema é de R$ 6,1 milhões por mês, ou R$ 17,15 por beneficiário. A seguir, a relação de municípios que já têm ponto de atendimento do SAS e dos outros que também passarão a ser contemplados: Macrorrregionais já existentes: Curitiba,Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Toledo, Umuarama e União da Vitória. Novas macrorregionais Cianorte, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Mesorregionais existentes: Ivaiporã, Paranavaí e Tomazina. Novas mesorregionais: Rondon, Loanda, Castro, Irati, Pitanga, Capitão Leônidas Marques, Ubiratã, Lapa, Palmas, Realeza, Medianeira, Santo Antonio da Platina, Jaguariaíva, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Goioerê, São Mateus do Sul, Florestópolis, Faxinal, Paranaguá, Apucarana e Cornélio Procópio.