A partir de março, 24 delegacias que não contam com funcionários de carreira da Polícia Civil já deverão estar sendo gerenciadas por sargentos da Polícia Militar. Uma nova turma, composta de 62 sargentos, concluiu o curso de capacitação para a função, na sexta-feira (20). A formação ocorreu na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba, onde também foi realizada a formatura. “Ainda neste primeiro semestre queremos acabar com a figura dos funcionários conhecidos como delegados ‘calças-curtas’”, avaliou o secretário Luiz Fernando Ferreira Delazari.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, ceder policiais militares para o trabalho nas delegacias é uma forma da corporação integrar ainda mais o trabalho entre as duas polícias. “Sempre procuramos trabalhar em conjunto, agora, ainda mais”, afirmou o coronel. A diretora da Escola Superior da Polícia Civil, Charis Negrão Tonhozi, explicou que, por terem formação em diversos cursos oferecidos pela Academia Policial Militar do Guatupê, os policiais militares tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre detalhes técnicos, principalmente em relação à legislação da atividade de polícia judiciária.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, atualmente 43 municípios estão com falta de pessoal e esta necessidade começa a ser suprida num cronograma já estabelecido. No curso, com duração de 69 horas aula, os sargentos são orientados sobre o trabalho de administração da delegacia. Os conhecimentos que eles adquirem vão possibilitar que assessorem os delegados divisionais, subdivisionais ou regionais a quem estarão subordinados. Hoje, os sargentos já estão cumprindo com esta tarefa em 161 municípios que não são sede de comarca, sendo sete deles na Região Metropolitana de Curitiba.
Nova turma de sargentos conclui curso de gestor de delegacia
Mais 24 policiais militares irão assumir delegacias a partir de março
Publicação
21/02/2004 - 00:00
21/02/2004 - 00:00
Editoria