Nova regionalização da saúde do servidor começa vigorar no dia 1º

Funcionários públicos estaduais que moram em quatro dos dez municípios da região de União da Vitória passarão a ser atendidos em Irati ou em Ponta Grossa; os que moram em outros seis, serão abrangidos pela regional de Guarapuava
29/01/2007 - 15:00
A nova regionalização do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo público estadual, no Sudeste do Paraná, começa a valer nesta semana. A partir da próxima quinta-feira (dia 1°), a regional de União da Vitória será absorvida pelas regionais de Ponta Grossa (da qual faz parte Irati) e Guarapuava. Com a mudança, os servidores públicos estaduais que vivem nos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Paulo Frontin e São Mateus do Sul deverão procurar atendimento em Irati (atendimento básico) ou em Ponta Grossa (casos mais complexos). Já os servidores estaduais de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e de União da Vitória serão atendidos em Guarapuava. Ao todo, a regiona de União da Vitória tem 6,4 mil beneficiários do SAS. Mudança – Haverá mudança na regionalização porque o contrato com o estabelecimento que atende pelo SAS em União da Vitória (o Hospital e Maternidade APMI) termina nesta quarta-feira (dia 31 de janeiro). O Estado pretendia renovar o contrato, porém o Hospital Maternidade APMI informou não ter mais interesse em continuar prestando serviços ao SAS, o que inviabilizou a renovação. De acordo com o médico Eduardo Mischiatti, diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), o governo vai abrir licitação para contratar outro hospital na localidade ou imediações. Até que o processo seja concluído, deverá ser feita contratação emergencial. Técnicos do SAS estão fazendo visitas à região para conhecer a infra-estrutura de outros estabelecimentos locais. “Quando fomos comunicados da desistência do hospital de União da Vitória, estivemos na região para verificar a oferta de serviços por lá. Ocorre que não são todos os municípios que têm hospitais privados que atendam às exigências para ser um contratado do SAS. Por isso, ainda não foi fechado contrato com outra unidade”, explica o diretor do DAS. Reformulação – O SAS é o plano de saúde do funcionalismo público estadual. Beneficia mais de 400 mil pessoas (servidores da ativa, aposentados e familiares) e é totalmente custeado pelo Estado. Desde 2003, vem passando por reformulações, que buscam melhorar a qualidade do atendimento. O beneficiário do sistema que tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação pode contactar a Central de Atendimento. O telefone é o 0800-41-37-38. Detalhes também podem ser conferidos no Portal do Servidor – www.pr.gov.br/portaldoservidor. BOX Confira como vai ficar Servidores que moram em: Antônio Olinto, Mallet, Paulo Frontin e São Mateus do Sul Passam a ser atendidos em: Irati (atendimento básico, na Irmandade do Hospital de Caridade de Irati, Rua Zeferino Bittencourt, 1111, telefone 42-3423-1311) ou em Ponta Grossa (Santa Casa de Misericórdia, Rua Francisco Burzio, 774 – telefone: 0800-645-1211). Servidores que moram em: Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória Passam ser atendidos em: Guarapuava (Medipuava – Centro Médico Hospitalar – Rua Arlindo Ribeiro, 1276 – Telefone: 0800-643-1611).