A segunda semana de março terminou com preços em alta em Curitiba. Segundo a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), para famílias que recebem até 40 salários mínimos, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Ipardes, o índice fechou em 0,62% contra -10% da semana anterior. O índice é referente aos 30 dias que antecedem 15 de março.
O economista Gino Schlesinger atribuiu essa alta ao grupo Transporte e Comunicação que, no período de referência, apresentou elevação de 1,35% no preço de seus produtos e serviços, e também à Saúde e Cuidados Pessoais, com variação de 1,16%.
Segundo o economista, se Transporte e Comunicação tivesse se mantido estável, o índice da segunda semana de março teria ficado em 0,29%. Neste grupo, Schlesinger destaca o comportamento individual dos seguintes itens: gasolina (6,39%), álcool combustível (9,66%), automóvel de passeio nacional zero (-1,94%), seguro voluntário de veículo (16,86%).
Outros itens que, individualmente, pressionaram o índice foram: remédios (2,80%) e excursão turística (-9,67%).
No anexo, a tabela com as variações de todos os grupos:
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (IPC) EM CURITIBA, SEGUNDO GRUPOS DE PRODUTOS/SERVIÇOS – SEGUNDA QUADRISSEMANA DE MARÇO 2006
GRUPOS 1a (1) 2a (2)
Alimentos e Bebidas 0,14 0,21
Habitação 0,25 0,29
Artigos de Residência 1,49 0,90
Vestuário -2,46 0,04
Transporte e Comunicação 0,50 1,35
Saúde e Cuidados Pessoais -1,59 1,16
Despesas Pessoais -0,37 0,10
Índice Geral -0,10 0,62
FONTE: IPARDES
NOTA: A classe de renda corresponde ao intervalo de um a 40 salários mínimos.
(1) O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 08.03.2006.
(2) O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 15.03.2006.